Academias ao ar livre já estão à disposição da comunidade saudadense

Estão em operação, desde a última semana, as academias ao ar livre em Saudades. Os equipamentos foram distribuídos em três pontos estratégicos do município: no Portal de Entrada, no Módulo Esportivo e na Praça do Bairro Laje de Pedra.

A instalação dos equipamentos contou com o auxílio do professor de Educação Física Evandro Urnau (Supi), que orientou para direcionar os aparelhos da melhor forma possível atendendo às atividades físicas executadas em cada região. Supi é também Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, com ênfase em treinamento esportivo.

De acordo com ele, alguns aparelhos possuem 4 funções integradas, possibilitando que várias pessoas utilizem simultaneamente. “Isso ainda é uma novidade em nosso município. São aparelhos que, além de proporcionar movimentos mais complexos, também trabalham movimentos que são pouco utilizados no dia a dia”, argumenta.

Supi destaca ainda que estes aparelhos agregam uma atividade muscular diferenciada aos usuários. “Nesse ganho de movimentos, a pessoa ganha além de flexibilidade, rotação”, resume, reforçando que todas as pessoas, independente da idade, podem se exercitar. “Todos podem estar utilizando, desde crianças até idosos, pois são equipamentos de fácil manuseio”, confirma.

Também, os equipamentos são considerados como peso-livres, sendo extremamente leves e utilizando o peso do próprio corpo para os exercícios. Foi pensado em dividir os equipamentos em três locais, para atender ao maior número de pessoas possíveis.

No Portal, foram colocados mais equipamentos para trabalhar exercícios nos braços e quadris, para complementar as caminhadas; no Módulo Esportivo, os aparelhos são de amplo movimento, incluindo um simulador de caminhada; na Praça do Bairro, os equipamentos também são de amplo movimento.

Os equipamentos para montagem das academias ao ar livre foram conseguidos através de indicação do Deputado Federal Jorginho Mello, e encaminhadas através da Secretaria do Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SOL).  O prefeito Daniel Kothe e o vice-prefeito Osmar Prestes agradeceram o Secretário da SOL, Felipe Mello e o parlamentar Jorginho, pela doação dos equipamentos.

De acordo com o prefeito Daniel, esta é uma forma da administração incentivar a população na prática de exercícios físicos. “Isso vai possibilitar às pessoas uma maior qualidade de vida, onde todos, independentemente de idade, podem estar aproveitando estes equipamentos para se exercitar”, destacou.

O vice-prefeito Sadan, por sua vez, destacou que, além dos equipamentos serem uma opção para a prática de exercícios, os mesmos vão revitalizar diversos espaços públicos. “Em nome dos munícipes, queremos agradecer o secretário Felipe e o deputado federal Jorginho, pois com isso, os saudadenses que têm por hábito a prática de exercícios terão esses equipamentos para complementar suas atividades”, concluiu.