Vereador cobra mais segurança para a população saudadense

A Casa Legislativa do município de Saudades aprovou, por unanimidade de votos, no dia 03 de novembro, moção de repúdio ao Governo do Estado de Santa Catarina. O ato deu-se motivado pela diminuição do horário de atendimento da Polícia Militar no município. A indicação foi proposta pelo Presidente da Câmara, Everson Jandrei Weber.

A moção de repúdio foi encaminhada ao Governador Raimundo Colombo, ao Secretário da SDR de Maravilha Valci Dal Maso, ao presidente da Assembleia Legislativa catarinense Romildo Titon, ao Secretario de Estado de Segurança Pública César Augusto Grubba e ao Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Valdemir Cabral.

De acordo com Weber, a moção foi aprovada depois que o efetivo da PM deixou de atender no município de Saudades, no período das 02 às 14 horas, para auxiliar no atendimento no município de Pinhalzinho.

“No ano passado, havíamos solicitado o aumento de efetivo ao Governo do Estado. O pleito teve posicionamento positivo, com a promessa de que, tão logo a Secretaria de Segurança Pública concluísse o treinamento dos novos concursados, o município seria atendido”, destaca Everson.

Weber argumenta que cidades de médio e grande porte do oeste catarinense foram atendidas com significativas levas de novos policiais, enquanto municípios como Saudades sofrem com a falta de efetivo. “Queremos que esta decisão de atender nosso município somente em determinado horário seja revista, bem como queremos que seja atendida nossa reivindicação de um efetivo de oito policiais para Saudades”, frisa.

Os vereadores, na moção de repúdio, argumentaram que o município foi e ainda é alvo de furtos, roubos e até assaltos, em virtude do crescimento do meio urbano. Destacam também que há uma crescente circulação de veículos, o que aumenta os casos de acidentes de trânsito. Ainda, os vereadores justificam tal ato tendo em vista a falta de repressão ao consumo de entorpecentes, por falta de efetivo policial.

“Diante deste quadro, resolvemos unir as forças conjuntas do Poder Legislativo, Poder Executivo e das entidades representativas do município, solicitando que Saudades seja atendida em seus pleitos, onde queremos que seja destinado ao município novos policiais, para manter o mínimo de efetivo que possuíamos”, conclui Everson.

O prefeito Daniel Kothe e o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), também manifestaram preocupação quanto à falta de atendimento em determinados horários, por parte da PM, no município. O executivo saudadense, por sua vez, fez uma manifestação de apoio à iniciativa da Câmara de Vereadores.