Diretor da CFR de Saudades faz avaliação de encontro no Maranhão

Entre os dias 19 a 27 de novembro, o Diretor da Casa Familiar de Saudades, Alison Ivonei Hoss e o Presidente da Arcafar-Sul, Sadi Bao, estiveram participando do encontro das CFR’s na cidade de São Luiz, no estado do Maranhão.

Nesta semana, Alison fez um balanço das atividades desenvolvidas durante o encontro. De acordo com ele, na oportunidade, foi discutido um projeto diferenciado para o futuro das Casas Familiares, para os anos de 2015 a 2018.

“Dentro disso, a primeira questão foi a discussão e elaboração de um planejamento, onde definimos os custos por aluno, dentro das Casas Familiares Rurais”, aduziu Alison. Também, foram levantadas as possibilidades de implantação de novos cursos dentro das instituições, bem como a necessidade de uma formação continuada para coordenadores e professores das CFR’s.

De acordo com Alison, foi ainda realizada uma plenária com autoridades maranhenses, entre elas a futura secretária da educação do estado e deputados federais, em apoio às Casas Familiares Rurais. “Além disso, foi realizada uma visita a uma Casa Familiar do município de Itapecurú, que fica a aproximadamente 120 km de São Luiz”, explica o Diretor.

Fizeram-se presentes neste evento, representantes da Arcafar-Sul, Arcafar do Pará e do Maranhão, e também representantes da Colômbia e da França. “Esse evento foi extremamente importante, porque além de conhecermos outras realidades, serviu para discutir os desafios que cada Casa Familiar enfrenta”, aponta Alison.

Conforme o Diretor da CFR de Saudades, o momento também serviu para fazer uma análise mais profunda dos pontos positivos e negativos de cada instituição. “Foi uma oportunidade de discutir o projeto das Casas Familiares com pessoas de outros estados e de outros países e, principalmente, a partir disso, melhorar a questão pedagógica e de parcerias financeiras”, conclui Alison.