Conselho define detalhes para assembleia geral do OP no próximo dia 12

Na manhã de terça-feira (03), os conselheiros do Orçamento Participativo reuniram-se, na prefeitura de Saudades, para fazer uma avaliação do programa, no ano de 2014, e também para definir os detalhes da assembleia geral para o próximo ano, que acontece na sexta-feira, dia 12 de dezembro, às 14 horas, no Clube XV de Novembro.

Estiveram presentes o prefeito Daniel Kothe, vice Osmar Prestes (Sadan), Secretários Rogério Sehnem e Jacinto Kreutz e os conselheiros do OP, Pe. Geraldo Tecchio, Marcelo Wiebbelling, Osmundo Schuh , Vilmo Höhn e Cléo Henn.

De acordo com o Secretário Rogério, estive também em pauta a  forma de repasse dos recursos no próximo ano. “O OP fez com que as comunidades sentassem juntas  para refletir e decidir como seria a melhor forma de aplicar os recursos. Entre os principais pontos positivos que destacamos, está a organização das entidades na comunidade e a união em torno de um objetivo, que é o trabalho comunitário”, aponta Sehnem.

De acordo com o secretário, todas as comunidades foram tratadas de forma igualitária, recebendo o mesmo valor. Outro fator comemorado foi a ampliação do número de delgados que praticamente dobrou, passando de 82 para 145 representantes – o que leva à conclusão de que o número de pessoas presentes nas reuniões do OP também aumentou.

Para o conselheiro Marcelo Wiebbelling, o OP é um programa que vem para somar, incentivando as pessoas a fomentar o desenvolvimento dentro da comunidade. “Isso serve para unir as entidades e, com isso, investir valores maiores, para melhorar as benfeitorias da comunidade. Avaliamos o programa como algo positivo, que cada vez mais deve ser intensificado para beneficiar todas as comunidades”, destaca.

Já para o prefeito Daniel, o envolvimento de membros da sociedade civil, dos poderes executivo e legislativo reforça o caráter participativo do OP. “Esse programa é uma forma de estímulo às comunidades, uma vez que as entidades se juntem para discutir seus problemas e para debater seus investimentos necessários e, principalmente, que as comunidades se unam em torno destes investimentos”, pontuou.

O conselho aprovou, durante a reunião, o valor de R$ 5 mil, que será repassado para cada comunidade, a exemplo de 2014. Porém, em 2015, os repasses serão feitos entre os meses de fevereiro a julho. Assim, o conselho do OP reforça o convite para os delegados, para participarem da assembleia geral, onde será definida a ordem de atendimento das comunidades saudadenses.