Secretaria da Saúde de Saudades promove capacitação para agentes da ESF

Na quinta-feira (04), a Secretaria Municipal da Saúde de Saudades, por meio do Ministério da Saúde, realizou um curso de capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e também as Auxiliares e Técnicas em Enfermagem (ATEnf) da Atenção Básica.

O programa de capacitação é financiado pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo contribuir com a formação, para que os profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), possam atuar como agente de mudança nas práticas de cuidado em saúde mental e uso prejudicial de drogas.

Assim, o curso foi pensado a partir do processo de trabalha dos agentes e profissionais que atuam na ESF, reunindo, aproveitando e valorizando as práticas e vivências de cada um no próprio território.

As atividades foram coordenadas pela assistente social Cláudia M. K. Teixeira, tutora da capacitação. De acordo com Cláudia, “o projeto tem como uma de suas metas preparar os agentes e auxiliares e técnicas em enfermagem, para que desenvolvam ações de cuidado à saúde das pessoas, sempre respeitando as características e demandas de cada situação e de cada usuário”, destaca.

Além disso, segundo Cláudia, as ações devem estar de acordo com competências de atuação básica, com promoção da saúde e prevenção de doenças.