Proerd realiza formatura em Saudades

Foi realizada na tarde de sexta-feira (05), na sede da Assepumu, a formatura da turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no município de Saudades.

Estiveram presentes, instrutores do programa e representantes da Polícia Militar de Saudades e Pinhalzinho, além do prefeito Daniel Kothe, Secretária da Educação Zeli Stein, Diretora da Educação Eliamar Corradi, Diretora da EMEF Claudete Jahnel, Diretor da EEB Rodolfo Foss Cleiton Knorst, vereador Osmundo Schuh, autoridades e apoiadores municipais.

Ao todo, 100 alunos das turmas do 5º ano do ensino básico receberam seus certificados do Proerd – sendo 90 da EMEF, da cidade e 10 da EEB Rodolfo Foss, do Distrito de Juvêncio. Também, na oportunidade, foram sorteados três prêmios, patrocinados pela Cresol e pela Ceraçá.

Para a Secretária Zeli, a participação dos pais também é muito importante para o fortalecimento do programa. “É uma iniciativa onde a Polícia, através de aulas semanais, trabalha esse programa que visa o combate às drogas, algo que é muito importante para conscientizar nossas crianças e jovens”, afirma.

De acordo com o coordenador do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó e instrutor do Proerd, Sargento Henrique, Saudades ficou, por muito tempo, sem desenvolver o programa, o que motivou a retomada da iniciativa nos últimos dois anos. “Este é o segundo ano que Chapecó forma uma turma do Proerd aqui em Saudades. Para nós é um orgulho muito grande trabalhar no município, pela boa recepção que temos aqui”, frisou.

Conforme o Sargento, o objetivo do programa é orientar e capacitar novos multiplicadores. “Cada aluno desses, hoje, vai poder levar adiante tudo que aprendeu para poder ajudar outras pessoas da família e amigos. Esta é uma sementinha e agora, a família será responsável pelo acompanhamento”, completou, agradecendo à administração municipal e os patrocinadores dos brindes.

Para o prefeito Daniel Kothe, o trabalho de conscientização sobre o perigo das drogas é importante, para trabalhar de forma preventiva com jovens e crianças. “Nós tivemos, neste ano, um grande êxito no programa graças à dedicação dos instrutores, professores, alunos e familiares”, destacou.

Em suas palavras, Kothe destacou que a reflexão sobre o problema das drogas e da violência não deve ser feita somente na escola, mas também nas famílias. “Esse é um grande desafio para os pais. É muito importante que a família esteja ligada ao que é trabalhado na escola e, da mesma forma, que a escola esteja conectada à realidade que vivem as famílias”, concluiu o prefeito.