Saudadenses completam o Audax das Serras

O evento inédito foi promovido pelo Clube Audax Floripa, original e informalmente chamado de “Casca Grossa”, o Audax das Serras – BRM200Km foi realizado no dia 07 de dezembro em Urubici em memória de Egon Koerner, ciclista e amigo.

Egon era procurador regional do trabalho de Santa Catarina e foi vítima de atropelamento durante uma prova de Audax no Paraná em março de 2014. Entusiasta e grande incentivador da modalidade, com grande afinidade por subidas, Egon criou e pedalou o percurso com o objetivo de criar uma prova mágica, agressiva e perigosa (mentalmente e fisicamente) com grandes subidas e um cenário deslumbrante: a imponente Serra do Rio do Rastro como estrela da festa.

Os ciclistas partiram de Urubici às 06 horas da manhã e pedalaram até Lauro Muller descendo a Serra do Rio do Rastro. Posteriormente retornaram desafiando a subida da Serra, com mais de uma centenas de curvas. Vencendo a altimetria: 6200m, cansaço, calor, frio, chuva e muitas adversidades os três Saudadenses: Tiago Knorst, Clausiane Schabarum e Dióli Sczmanski concluíram a prova dentro das regras estabelecidas: “regularidade, auto suficiência e auto superação”. O evento contou com ciclistas de diversos estados, entre eles, ciclistas que já percorreram 1200 Km em provas no exterior. De todos os ciclistas escritos, somente 18 concluíram o grande evento, que teve 200 km de percurso.

“Foram 13h19min de um esforço extremo. O Audax das Serras foi um evento mágico, agressivo e perigoso. Uma batalha entre corpo e mente onde conseguimos duelar arduamente, minuto a minuto, metro a metro e sair vencedores. Cansados, machucados, exaustos, mas com a sensação de que demos nosso máximo. Resistência e Perseverança, desafiando nossos limites. As paisagens, logo cedo, a Serra do Rio do Rastro, majestosa com suas centenas de curvas. A seriema atravessando a rodovia ao final da tarde no retorno a Urubici. Imagens belas e raras. As pessoas nos perguntam: e qual foi o prêmio? Não subimos ao pódio com troféu nem medalha. Mas voltamos com a convicção de que, apesar de tudo, sempre vale a pena seguir em frente. Apesar das inúmeras dificuldades, percalços, suor e lágrimas, não desista jamais. Esta foi a lição do Audax das Serras. Uma prova Casca Grossa. Uma lição para o resto de nossas vidas”, relata Sczmanski.