Assembleia Geral do OP define prioridades para o próximo ano

Na tarde de sexta-feira (12), às 14 horas, no Clube XV de Novembro, aconteceu a Assembleia Geral do Orçamento Participativo do município de Saudades.

Além dos delegados escolhidos por cada uma das 25 comunidades que serão atendidas no próximo ano, estiveram presentes o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), secretários Rogério Sehnem, José Ricardo Ternus, Jacinto Kreutz, Giley Veiga e Zeli Stein, vereadores Alécio Jahnke e Marilise Warmling, conselheiros do OP – Marcelo Wiebbelling, Cléo Henn e Pe. Geraldo Tecchio, além de lideranças e munícipes saudadenses.

De acordo com o conselheiro do OP, Pe. Geraldo Tecchio, o programa provocou nas comunidades um debate entre as diferentes entidades constituídas. “Isso provocou um diálogo, para que as comunidades pudessem decidir onde investir melhor os recursos. O poder público está auxiliando as nossas comunidades para melhorarem seus ambientes, para celebrar seus momentos especiais”, afirma.

Para o vice-prefeito Sadan, o Orçamento Participativo está dentro dos grandes eixos que a administração definiu como prioridade. “Este é um dos programas que deu muito certo, onde há grande participação das comunidades, que definem as prioridades no investimento dos recursos”, aponta.

Conforme Sadan, neste ano, o número de delegados dobrou, em relação a 2013. “Isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo, com a aprovação dos munícipes, e seguindo o lema que é unir governo e comunidade. Precisamos da ajuda de todos, para que possamos fazer um governo democrático e com a participação de todos”, completou.

Na oportunidade, além da explanação e aprovação dos projetos de investimentos de cada comunidade, foi definida a ordem de atendimento das mesmas. No próximo ano, os repasses dos recursos serão feitos entre os meses de fevereiro e julho. Cada comunidade receberá R$ 5 mil, repassados pelo poder público, e terá que aportar 20% de contrapartida com recursos próprios.

A ordem de atendimento do OP no próximo ano será a seguinte: fevereiro – Linhas Tigres, Taipas, Guabiroba e Jacutinga; março – Coxilha, Santo Antão, Distrito de Juvêncio e São Luiz; abril – Santo Afonso, Lageado Pedro, São Carlos e Flamengo; maio – Itapé, Santa Catarina, Fátima e Solteiro; junho – Alto Maipú, Santa Terezinha, Jaboticaba e Aparecida; julho – Alto Solteiro, Araçá, Cruzeiro, Jacutinga Alta e Araçazinho.