Capacitação é desenvolvida por meio do Programa Primeiros Passos

Na terça-feira (03), durante o dia todo, os profissionais das secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social estiveram participando de uma reunião de capacitação, oferecida por meio do Programa Primeiros Passos, no Clube XV de Novembro, em Saudades.

A capacitação foi ministrada em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Estiveram também participando do encontro o prefeito Daniel Kothe, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, a Secretária da Educação Zeli Stein, a Secretária de Assistência Social Giley Veiga e a presidente da Câmara de Vereadores, Marilise Warmling.

Para Giley Veiga, este é um trabalho que vem para somar. “Isso faz com que nós procuremos cada dia mais desenvolver o papel que é de servir os nossos usuários da Secretaria de Assistência Social. Através do Programa Primeiros Passos, procuramos atender as crianças e adolescentes que vêm com uma dificuldade maior em aprendizado ou no relacionamento com os colegas”, afirma.

O Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, acredita que esta é uma forma de incrementar as ações do Programa. “Foi uma manhã muito importante para todos os servidores do setor da Saúde. É sempre necessário que a equipe busque mais conhecimentos e mais motivação para desenvolver seus trabalhos, fazendo algo para atender cada vez melhor a população”, argumenta.

A Secretária da Educação, Zeli Stein, destaca que esta formação visa aperfeiçoar os profissionais para o Primeiros Passos e também buscar implantar novas ações. Durante a manhã, a palestra teve como tema “Políticas públicas e ações integradas com a educação” e, na parte da tarde, uma psicóloga da Unoesc tratou sobre a “Interdisciplinaridade da criança e do adolescente”.

“Foi um debate muito bom, que contribuiu para podermos elaborar melhor as nossas propostas de ação do dia a dia, cada um no seu setor de trabalho, tendo em vista as políticas públicas que o município desenvolve em torno do benefício à população”, aduziu Zeli.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, o debate foi muito produtivo, com uma reflexão em torno do papel dos pais, dos professores, equipe de saúde e assistência social, para a formação das crianças. “Neste sentido, estamos muito felizes com o trabalho realizado e acreditamos que a avaliação positiva feita pelas famílias também engrandece todo o trabalho realizado pela equipe”, reforça.

O prefeito destaca que o próximo passo é traduzir todo este movimento num grande programa de ações e de desenvolvimento nos setores da Saúde, Educação e Assistência Social de Saudades, “para que o Primeiros Passos seja muito para além de um programa de governo e se torne uma política pública permanente para o município”, conclui.