Saudades continua no combate à dengue

Dia 07 de fevereiro é o “Dia D” de combate à dengue. As campanhas são anuais, mas as ações contra o Aedes aegypti e Aedes albopictus devem ser diárias. Afinal, a limpeza e organização dos terrenos, habitados ou baldios, deve ser realizada constantemente, eliminando-se os locais e os objetos que possam acumular água e servir para a proliferação do mosquito.

Qual a diferença entre a distribuição dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus?

O Aedes aegypti (que transmite a Dengue) tem presença essencialmente urbana e a fêmea alimenta-se preferencialmente de sangue humano. O mosquito adulto encontra-se dentro das residências e os habitats das larvas estão mais frequentemente em depósitos artificiais (pratos de vasos de plantas, lixo acumulado, pneus, recipientes abandonados, etc.).

O Aedes albopictus (transmissor da Chikungunya) está presente majoritariamente em áreas rurais, peri-urbanas e alimenta-se principalmente de sangue de outros animais, embora também possa se alimentar de sangue humano. Suas larvas são encontradas mais frequentemente em habitats naturais, como internódios de bambu, buracos em árvores e cascas de frutas. Recipientes artificiais abandonados nas florestas e em plantações também podem servir de criadouro.

Em Saudades, a partir do mês de dezembro de 2014, as ações de prevenção aos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus passaram ser de responsabilidade do setor de Vigilância Sanitária, que tem como responsável Varnise Kipper. Segundo ela, para evitar e prevenir a proliferação, atualmente, existem 20 armadilhas, visitadas semanalmente, para coleta de larvas de mosquito, estando as mesmas localizadas no perímetro urbano de Saudades e também no Distrito de Juvêncio, locais de maior concentração e circulação de pessoas e veículos.

Além desses, há mais 08 pontos estratégicos, com visitas quinzenais para coleta, localizados em postos de combustíveis, postos de lavação de veículos, borracharias, viveiros, entre outros locais em que há maior possibilidade de acúmulo de água.

Apesar de todas as campanhas já realizadas, a Vigilância Sanitária tem observado muitos locais propícios à proliferação dos mosquitos. A melhor forma de se evitar a dengue e a Chikungunya é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.