SCFV de Saudades dá início às atividades

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, do município de Saudades, iniciou suas atividades na segunda-feira (09).

O Serviço faz parte de uma ação integrada, dentro do Programa Primeiros Passos, que desempenha o trabalho conjunto entre as secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social. Com o projeto intitulado “Ser Criança: Brincar, Dançar e Socializar”, busca-se enfatizar a importância do brincar, na fase da adolescência e quando criança.

“Com este trabalho, queremos resgatar brinquedos e brincadeiras que os pais dos alunos brincavam quando da sua infância”, destaca a Secretária de Assistência Social, Giley Veiga.

Através das brincadeiras, as crianças exploram o meio, desenvolvem competências, compreendem o mundo, expressam sentimentos, estimulam os sentidos e descobrem inúmeras possibilidades criativas. Professores e monitores estão empenhados no projeto.

“O brincar é fator essencial para o desenvolvimento infantil. Na infância, muitos de nós brincávamos de banco, de farmácia ou supermercado, usando caixas vazias, potes, papéis usados e cédulas de dinheiro desenhadas à mão. Queremos resgatar esses princípios para a socialização entre as crianças e adolescentes que frequentam o Serviço”, enfatiza a Coordenadora do SCFV, Susana Gerhardt.