Oficina sobre o PGIRS acontecerá na próxima semana

Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) é um processo que objetiva provocar uma gradual mudança de atitudes e hábitos na sociedade, cujo foco vai desde a geração até a destinação final dos resíduos.

Com o intuito de iniciar o processo de implementação do PGIRS da região, a Amerios, juntamente com seus municípios associados, está criando e formulando agendas de continuidade para aplicação do PGIRS.

Neste momento, serão consideradas ações de educação ambiental e capacitação de agentes para melhoria progressiva do seu desempenho e dos resultados. Essas agendas são uma das formas de possibilitar a participação social no processo de gestão dos resíduos, dando efetividade à responsabilidade compartilhada, que é essencial.

“Todo planejamento a ser constituído tem que contar com a participação de todos os setores em que o plano irá influenciar, uma vez que todos nós somos responsáveis pela geração de resíduos sólidos”, destaca o arquiteto do município de Saudades, Mircon Kreling.

Veja a programação das oficinas sobre a implementação e divulgação do PGIRS, que acontecerá no dia 24 de fevereiro, terça-feira:

Agenda da construção civil

Público alvo: Construtores e suas instituições representativas, caçambeiros e outros transportadores, fabricantes, manejadores de resíduos, distribuidores de materiais e órgãos públicos envolvidos.

Horário: 08h às 10h – Local: Auditório da Amerios em Maravilha.

Agenda dos catadores

Público alvo: organizações de catadores de materiais recicláveis e reaproveitáveis e os geradores de resíduos secos.

Horário: 10h às 12h – Local: Auditório da Amerios em Maravilha.

Agenda A3P

Público alvo: gestores responsáveis pela agenda ambiental da Administração Pública, nos vários setores da administração.

Horário: 13h às 15h – Local: Auditório da Amerios em Maravilha.

Agenda dos resíduos úmidos

Público alvo: feirantes e suas instituições representativas, setor de hotéis, bares e restaurantes, sitiantes, criadores de animais e órgãos públicos envolvidos.

Horário: 15h às 17h – Local: Auditório da Amerios em Maravilha.

Agenda da logística reserva

Público alvo: comerciantes, distribuidores, fabricantes e órgãos públicos envolvidos.

Horário: 18h às 20h – Local: Auditório da Amerios em Maravilha.

Agenda dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos

Público alvo: setor industrial, de serviços de saúde, mineradores e grandes geradores.

Horário: 20h às 22h – Local: Auditório da Amerios em Maravilha.