Osmar Prestes assume o executivo saudadense

Na tarde da quarta-feira (18), foi realizada, na Câmara de Vereadores de Saudades, a cerimônia de transmissão de cargo do prefeito Daniel Kothe ao vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), que ficará à frente do executivo municipal durante 15 dias.

Estiveram prestigiando a cerimônia, o Deputado Federal Pedro Uczai, além da presidente da casa legislativa, Marilise Warmling; também os  vereadores Alécio Jahnke, Everson Weber, Nestor Hickmann e Osmundo Schuh, secretários, diretores, colaboradores da administração e munícipes participaram do ato.

O prefeito licenciado, Daniel Kothe, destacou que esta é a quarta vez que Sadan assume o executivo, frisando ainda que a administração visa trabalhar de forma integrada, onde prefeito e vice dividem as atribuições. “O Osmar é um vice-prefeito muito atuante, e isso nos dá tranquilidade, pois podemos dividir as responsabilidades e administrar de forma conjunta. Sempre procuramos trabalhar neste sentido, com a valorização das forças que representam nossa aliança em Saudades”, destacou, desejando um bom trabalho para Sadan.

Já o vice-prefeito Osmar Prestes falou das suas expectativas para o período que ficará à frente do executivo municipal. “Sempre trabalhamos de forma integrada, ajudando também nas ações do DMER. Como prefeito, pretendo dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Temos grandes desafios e temos a certeza de que, com a colaboração da equipe, vamos fazer um excelente trabalho”, disse.

Convênios foram assinados

Aproveitando a oportunidade, foram realizadas as assinaturas de quatro convênios, que vão beneficiar entidades saudadenses.

A Casa Familiar Rural recebeu, através de convênio, repasse de R$ 25.500,00 destinados à manutenção das atividades da instituição. Representando a CFR, estiveram presentes o Diretor Alison Ivonei Hoss e o presidente da CFR Pedrolino Wickert.

A Sociedade Cultural dos Cantores de Saudades também foi contemplada na oportunidade, recebendo recursos na ordem de R$ 5 mil, para desenvolver suas atividades. O coral foi representado pelo presidente Adão Eichwald e integrantes do grupo, que participaram da entrega dos recursos.

Também o CTG Galpão da Amizade recebeu R$ 5 mil, que serão destinados a auxiliar na realização do 21º Rodeio Crioulo Interestadual, que será realizado entre os dias 13 a 15 de março deste ano. A entidade esteve representada pelo Patrão Rogério Antônio Sehnem, vice-patrão Plínio Carlos Müller e pelo secretário Henrique Schuh.

Ainda, a Sociedade Hospitalar de Saudades foi beneficiada, com repasses de R$ 7.500,00, que serão destinados a custear 50% das despesas de instalação do aparelho de Raios-X no hospital. Representando a instituição, fizeram-se presentes o vice-presidente Edgar Stein, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus e demais membros da diretoria.

Ao todo, no dia, foram R$ 43 mil em recursos descentralizados para as entidades do município, para que possam desenvolver suas atividades. Há ainda a previsão da assinatura de mais convênios, para outras entidades, nos próximos dias.

Entrega de ônibus escolar aconteceu na oportunidade

Prestigiando a posse do vice-prefeito Sadan no cargo de chefe do executivo saudadense e também participando da assinatura dos convênios, o Deputado Federal Pedro Uczai aproveitou para realizar a entrega de um micro-ônibus ao município.

O veículo foi destinado a Saudades pelo programa Caminhos da Escola, do Governo Federal, através de indicação do parlamentar catarinense, tendo investimentos de R$ 157.740,00. O micro-ônibus vai beneficiar as secretarias da Educação e Assistência Social.

Através deste moderno veículo, que possui adaptação visando à acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, será feito o transporte de alunos à Apae em Pinhalzinho.

De acordo com o Deputado Federal Pedro Uczai, esta entrega é um momento especial, pois, com o micro-ônibus, várias crianças serão beneficiadas. “É fundamental investirmos em políticas públicas, para termos acesso à cidadania. Todos têm direito a isso. Esse veículo, adaptado para pessoas com necessidades especiais, permitem que todos possam ter oportunidade à educação e às políticas sociais”, aduziu.

Pedro Uczai acompanha andamento das obras da quadra coberta e da escola nova

O Deputado Federal Pedro Uczai esteve também, acompanhado das lideranças municipais, realizando uma visita às obras da quadra coberta, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) e também visitando a terraplenagem onde será construída a escola nova.

Somente na escola nova e na quadra coberta, serão R$ 4 milhões em investimentos, advindos do Governo Federal, com a indicação e apoio de Uczai. “Com a nossa parceria, mais de R$ 5 milhões em recursos já foram destinados para Saudades, nos últimos dois anos. Isso traz oportunidades para toda a população viver melhor”, frisou.

Para o prefeito licenciado Daniel Kothe, estes investimentos na área da educação possibilitarão uma ampliação nas ações do Programa Primeiros Passos. “Com esta nova escola, que terá R$ 3,5 milhões em investimentos, serão 12 salas novas, além de ginásio de esportes e diversos laboratórios, que vão dar melhores condições às crianças e isso possibilitará ainda a ampliação das atividades desenvolvidas dentro do Primeiros Passos”, completou Kothe.

O prefeito em exercício Sadan enalteceu a importância dos investimentos na área da educação. “Durante o período à frente do executivo, vamos dar atenção a esta obra importante que é a construção da nova escola, pois queremos entrega-la o mais breve possível à comunidade saudadense”, concluiu.