ACS de Saudades têm reunião sobre cuidados com a dengue

Na manhã de segunda-feira (23), a Secretaria de Saúde de Saudades promoveu um curso de capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.

A palestra, proferida pela Bióloga da Secretaria de Estado da Saúde – Regional de Chapecó, Débora Samira da Costa, tratou sobre o programa de controle à Dengue e da febre Chikungunya, transmitidas pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, respectivamente.

De acordo com Débora, a ideia é disponibilizar aos Agentes de Saúde, um maior entendimento sobre ambas as doenças. “Quanto mais informações as Agentes souberem, melhor para toda a comunidade”, afirma. Segundo a bióloga, os focos da dengue na região estão em Chapecó e Pinhalzinho.

O verão chuvoso e quente, para Débora, contribui com a proliferação do mosquito. “É muito importante que as pessoas tirem alguns minutos para verificar, em suas casas, se não existem locais com água parada. Resíduos que possam acumular água devem ser acondicionados em locais que protejam os mesmos das chuvas”, orienta.

Para a enfermeira Liamara Hoffmann, este é um momento importante para capacitar os ACS. “Os Agentes de Saúde são o elo entre a Secretaria da Saúde e as famílias no município. Então, é muito importante que eles estejam bem capacitados para fazer essa vistoria nas casas e para identificar possíveis locais com água parada”, aponta.

Liamara afirma ainda que a grande preocupação da Secretaria é evitar casos das doenças em Saudades. “O trabalho do agente de saúde, através dessas orientações, vai ajudar a comunidade a conscientizar-se e evitar locais que possam se tornar criatórios do mosquito. Também já fizemos um trabalho na escola, destacando a importância de tomar estes cuidados”, conclui.