Superação saudadense no Audax 400km em Teutônia

Após 23h30min de esforço, autossuficiência, superação, persistência e muito companheirismo abaixo de chuva, o casal saudadense Clausiane Schabarum e Dióli Sczmanski adentrou a sede campestre da Certel em Teutônia – RS, recebido com festa pelos colegas de pedal e organizadores do evento.

“Como sorrir após sofrer tanto? Difícil responder! Existem lágrimas de felicidades! São as tais ‘lágrimas do Esporte’, afirma Dióli.

O Audax em Teutônia (o primeiro de 400 km do ano) foi um evento espetacular. Promovido pelo Grupo Teutônia Ciclismo, reuniu 74 atletas de diversos estados do Brasil. Atletas estes que já percorreram as distâncias de 200 km e 300 km nos meses anteriores.

Os atletas percorreram os municípios de Poços das Antas, retornando a Teutônia, seguindo a Estrela, Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara e São Jerônimo. Os 74 ciclistas tiveram que concluir o evento de 400 km no tempo máximo de 27 horas. Destes, 59 concluíram a prova e receberam medalhas e terão suas participações homologadas junto ao Clube Audax Paris na França.

A cidade de Paris sediará em agosto o maior evento de ciclismo da era moderna. O Paris – Brest – Paris, prova de ciclismo de longa duração, de 1200 km, realizada de 4 em 4 anos. Para participar deste evento os atletas necessitam realizar todo calendário AUDAX (200 km, 300 km, 400 km e 600 km). Os saudadenses precisam completar um AUDAX 600 km até agosto para alimentar o sonho de pedalar em terras francesas.

Em 2014, pouco mais de 3400 atletas conseguiram completar um Audax 200 km no Brasil. O calendário completo foi concluído apenas por 209 brasileiros. Destes, apenas 3% são mulheres. O próximo passo é intensificar os treinos diários e tentar auxílio financeiro por parte de patrocinadores e apoiadores.

Para Sczmanski “todo este esforço se faz necessário, haja vista, que o sonho maior é levar o nome do município ao cenário nacional e realizar eventos de Audax no Oeste Catarinense, com sede em Saudades, para isso precisamos possuir um ou mais atletas que tenham feito o calendário todo. Atualmente, apenas Florianópolis, em nosso estado, está credenciada junto ao Audax Club Paris. Teutônia é um município pequeno e já fez eventos com mais de 300 atletas. Em contrapartida a qualidade de vida da população é muito boa, lá respira se ciclismo! E isto em todas as idades! Seria um grande feito para nosso município e região colocar Saudades na rota de eventos desse tipo. Ainda mais com empresas de material esportivo com sede aqui”, conclui.