Administração e Corpos de Bombeiros de Saudades realizam encontro

Na tarde de quinta-feira (26), o Corpo de Bombeiros de Saudades esteve reunido com representantes da Administração Municipal, para tratar diversos assuntos.

Estiveram presentes, o prefeito em exercício Osmar Prestes (Sadan), o Assessor de Planejamento Alexandre Schuh, o arquiteto da prefeitura Mircon Kreling e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Saudades, Cabo Bombeiro Militar Evandro Luiz Rios.

Na reunião, foram tratados assuntos referentes à regularização das edificações, sejam elas existentes, recentes e/ou novas. “Essa lei estadual tem como objetivo a prevenção e segurança contra incêndio e pânico, com o objetivo de resguardar a vida das pessoas e reduzir danos ao meio ambiente e ao patrimônio”, explica Alexandre.

Tais medidas são aplicadas nos casos de regularização das edificações, estruturas, e áreas de riscos, construção, mudança de ocupação ou uso, reforma ou alteração de área  e de edificação e promoção de eventos.

O Cabo BM Rios informa que a corporação está realizando vistorias em todas as edificações do município, seja da cidade ou do interior (exceto as residências unifamiliares), para regularizar a segurança das mesmas, e assim atender às normas de segurança contra incêndio e pânico, vigentes no estado de Santa Catarina.

“As edificações, independentemente da época de sua construção, necessitam ser regularizadas, logicamente no que cada edificação necessitar, e isso depende de sua ocupação, metragem, altura, capacidade de lotação de pessoas, carga de incêndio e riscos especiais”, afirma Rios.

O Cabo BM ainda explicou que existem prazos maiores de adequações/regularizações, em casos de alguns sistemas diferenciados, porém os sistemas considerados vitais para as edificações, estes devem ser em imediato ou curto prazo ter sua correta instalação.

Para o prefeito em exercício Sadan, estas medidas preventivas visam à segurança da população, de forma geral. “É importante que as pessoas não corram nenhum tipo de risco e, com essas medidas, o intuito é prevenir situações que possam colocar em risco a vida das pessoas”, aduziu.

O expediente da corporação, para atendimento a todos, é das 13:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta-feira, ou pelo fone 3334-0622. Referente aos alvarás municipais (construção, habite-se, funcionamento), estes, para serem retirados junto à prefeitura, primeiramente deverão ter o atestado expedido pelo Corpo de Bombeiros.