Conselho Municipal de Agricultura de Saudades realiza encontro

Foi realizada na tarde da sexta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Saudades, a reunião do Conselho Municipal de Agricultura. Além dos conselheiros, fizeram-se presentes o prefeito em exercício Osmar Prestes (Sadan), o prefeito licenciado Daniel Kothe, o Secretário da Agricultura Jacinto Kreutz, a presidente do legislativo, Marilise Warmling, além de outros vereadores e lideranças.

Na oportunidade, além dos assuntos diversos tratados pelo conselho, foi abordado também sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a implantação do laboratório de brucelose no município, entre outros.

O presidente da Ceraçá, José Samuel Thiesen, explanou sobre os problemas que o plantio de eucaliptos próximos às redes elétricas vem causando, gerando transtornos na distribuição de energia, principalmente no meio rural.

De acordo com o Secretário Jacinto Kreutz, estes encontros do conselho são importantes para a discussão das perspectivas e políticas para a agricultura no município. “São assuntos diversos que são tratados nestas oportunidades. No dia de hoje, também, será dado início ao pagamento dos bônus aos agricultores, referentes ao movimento econômico de 2014”, explicou Jacinto.

Para o prefeito em exercício Sadan, estes encontros são importantes para levar informações para os agricultores. “O conselho sempre está nos avalizando, pois a nossa maneira de trabalhar é com democracia e transparência, ouvindo a comunidade, e estas pessoas representam todas as comunidades do interior. Isso nos dá as diretrizes para que possamos desenvolver bem nosso trabalho”, frisou.

Tem início pagamento de bônus do Programa Agricultura Para Todos

Também no encontro do Conselho Municipal de Agricultura, foi dado início ao pagamento dos bônus, do programa Agricultura Para Todos. O programa, implantado em 2013, tem por finalidade o incentivo a todos os produtores rurais, tendo por base o movimento econômico do Bloco de Produtor.

De acordo com o secretário Jacinto, em 2013, o pagamento foi dividido em cinco grupos; no ano passado, o pagamento ocorreu em três etapas; e neste ano, o pagamento será dividido em dois grupos.

Os blocos com final (número da inscrição estadual) 4, 5, 6, 7, 8 e 9 receberão os bônus durante o mês de março; já os agricultores que possuem bloco com finais 0, 1, 2 e 3 receberão seus bônus no mês de abril.

“Com isso, temos melhorado o programa, antecipando o pagamento, o que facilita para o produtor, que terá antes seu bônus para poder comprar o que necessita, para aplicar em sua propriedade”, completou Jacinto.

Para o agricultor Alteri Putlitz, da Linha Jacutinga Alta, esta é uma forma de incentivar os agricultores. “Procuramos utilizar este recurso para melhorar cada vez mais nossa propriedade, pois é algo que sempre ajuda. É um recurso que vem em boa hora”, conclui.