Guerra à dengue

Saudades registra, pela segunda vez na história, foco do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue. Apesar do mosquito não estar infectado com a doença, a Secretaria de Saúde, através do setor de vigilância sanitária e em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deu início, tão logo ficou ciente do foco, a uma operação intensiva no combate às larvas do mosquito.

O Secretário da Saúde José Ricardo Ternus afirma que o setor tem como preocupação prevenir a dengue no município. “Tivemos já alguns focos do Aedes Albopictus, que transmitem a febre Chikungunya, mas que também não estão contaminados. A maior preocupação é que um mosquito contaminado chegue no município”, destaca.

Conforme Zé Ricardo, os ACS foram convocados em reunião extraordinária, nesta quinta-feira (05), pela parte da manhã, para receber mais orientações do setor visando à eliminação dos criatórios de larvas. “Vamos chamar toda a comunidade para nos ajudar, pois todos somos responsáveis por esse trabalho”, frisa.

O tempo chuvoso, com altas temperaturas, favorece a propagação dos mosquitos, que buscam a água parada para colocarem seus ovos. “A ação da secretaria será a visita em todas as residências num raio de 300 metros do local onde foi encontrado o foco do Aedes Aegypti. Todos os terrenos e casas serão vistoriados e é importante que as pessoas nos deem a liberdade para fazermos este trabalho. Vamos coletar todas as larvas encontradas, para análise”, afirma o secretário.

 

Cuidados com a dengue

De acordo com a fiscal de vigilância sanitária do município, Varnise Kipper, é importante que as pessoas fiquem atentas a qualquer objeto que possa acumular água parada.

Os exemplos mais comuns são os vasos de flores. “Além de lavar bem esses recipientes, deve-se usar uma escoava, pois o mosquito põe os ovos na parede do objeto”, aduz.

Casos como cisternas e mesmo plantas como as bromélias pode ser criatórios potencias de mosquito. A dica é proteger as caixas d’água com telas finas, para evitar a entrada do mosquito; as bromélias, entretanto, precisam ser eliminadas.

Em água parada na terra, o mosquito não consegue colocar seus ovos, já que precisa de uma borda rígida para isso. “Se houver um lixo, um pote e tiver água acumulada, o mosquito vai desovar. Por isso são importantes estes cuidados, por parte de todos”, complementa.

As ações serão prioritariamente desenvolvidas ainda nesta quinta-feira e na sexta-feira. O cemitério também está sendo vistoriado, para evitar possíveis locais com água parada. “Vamos conclamar a toda a comunidade para nos ajudar”, finaliza o Secretário da Saúde, Zé Ricardo.