Saudades será contemplada com programa “Mais Médicos”

O programa do Governo Federal, conhecido como “Mais Médicos”, já começa a dar bons resultados no país. E, mais que isso, em nível de Estado e Município – em setembro, conforme cronograma do programa, Saudades poderá já estar dispondo de uma profissional através do “Mais Médicos”.

A pinhalense Karize Aimi, que cursou medicina em Buenos Aires, na Argentina, é uma dos 715 profissionais que participaram do “Mais Médicos”, e que ainda neste ano, estará vindo auxiliar na área da saúde no Vale da Hospitalidade, pois a mesma já mostrou interesse em trabalhar na cidade.

Dos 715 profissionais selecionados pelo programa, 204 manifestaram interesse em trabalhar no sul do país, sendo que em Santa Catarina, foram 20 interessados. Outros 21 médicos brasileiros que se formaram no exterior também estão na lista, para trabalhar no Estado.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o programa teve a adesão de 3.511 municípios, sendo que a seleção começou por candidatos brasileiros. Assim, em vista do grande interesse em profissionais da área, o governo completou a lista com os 715 estrangeiros interessados.

O número de vagas preenchidas, até o momento, equivale a 6% da demanda dos municípios brasileiros, que apontaram déficit de 14.460 médicos para completar os quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

No estado catarinense, 174 cidades se inscreveram no programa, sendo que destas, 39 tiveram pelo menos um profissional designado.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, o programa “Mais Médicos” é uma importante forma do Governo Federal levar os profissionais para mais municípios do país, principalmente no interior, onde a oferta de médicos é menor.

Em Saudades, conforme explica o prefeito, a saúde, junto com a educação e a infraestrutura, são áreas que estão tendo uma atenção especial da administração. “Temos uma grande preocupação com a saúde dos munícipes e, desta forma, estamos investindo forte nessa área, principalmente na saúde preventiva. Com a vinda dessa profissional, pelo programa ‘Mais Médicos’, com certeza a saúde no município terá mais uma melhoria, pois é mais um profissional que vem atender a população”, finaliza Daniel.