Mais quatro comunidades recebem recursos do OP

Na tarde da sexta-feira (06), foi realizada na sala de reuniões da prefeitura municipal, a assinatura de repasse de recursos do Orçamento Participativo, para mais quatro comunidades saudadenses.

Nesta remessa, referente ao mês de março, foram contempladas as comunidades de Linha Coxilha, Santo Antão, São Luiz e Distrito de Juvêncio. Cada uma recebeu R$ 5 mil em recursos, totalizando R$ 20 mil descentralizados através do OP para o mês.

Estiveram presentes no ato, o prefeito Daniel Kothe, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, secretários, vereadores, delegados do OP e representantes das comunidades contempladas.

De acordo com Sadan, o intuito da administração, com esta iniciativa é tratar todas as comunidades de forma igualitária, com o desafio de gerenciar da melhor forma possível os recursos municipais. “Temos esse desafio de fazer muito com poucos recursos. O OP nos dá a certeza que estamos no caminho certo, pois basta olhar o número de delegados, que praticamente dobrou neste ano em relação ao ano passado”, afirma.

O prefeito Daniel Kothe, que na oportunidade reassumiu o executivo, após um período de 15 dias de férias, parabenizou Sadan pelo excelente trabalho e falou também da importância do OP para as comunidades, como ferramenta de participação e democracia para todos os munícipes.

Daniel parabenizou as comunidades contempladas, explanando também sobre as expectativas para este ano. “Estamos no segundo ano de OP e acredito que tem tido avanços importantes, no que diz respeito ao trabalho com as comunidades do interior. Esses recursos acabam se multiplicando nos investimentos comunitários, pois esses R$ 5 mil servem de estímulo para que as comunidades façam as melhorias em suas instalações”, pontua.

OP na visão dos munícipes

Manifestando-se na oportunidade, em nome das comunidades contempladas, os munícipes presentes na assinatura do OP falaram da importância dos recursos, como forma de incentivo às ações coletivas.

Para Paulo Marcio Kappaun, da Linha Santo Antão, este recurso vem como retribuição do poder público e incentivo para que as pessoas invistam nas suas comunidades. “Vejo que é um recurso que vem muito bem e a contrapartida é uma forma de a comunidade retribuir o que recebeu”, destaca.

Já o morador da comunidade da São Luiz, Aldino Schmitz, afirma que o OP é importante não só para as comunidades, mas também para o município. “Essa iniciativa estimula o pessoal para dialogar com a prefeitura e entre as comunidades. Com esse recurso, podemos ampliar as instalações das nossas comunidades, beneficiando a todos”, aduz.

No mês de abril, serão contempladas mais 4 comunidades: Linha Santo Afonso, Linha Lageado Pedro, Linha São Carlos e Linha Flamengo. Os pagamentos dos recursos do OP vão até o mês de julho.