Palestra do Dia Internacional da Mulher reúne grande público em Saudades

Aconteceu na tarde do sábado (07), em Saudades, a palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O tema foi a prevenção do câncer de mama e do colo uterino. Cerca de 500 mulheres praticamente lotaram o Clube XV de Novembro. A palestra foi proferida pelo médico mastologista Makey Rodrigo Zortéa.

Estiveram presentes o prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, o deputado estadual Dirceu Dresch, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, Secretária da Assistência Social Giley Veiga, Diretora da Educação Eliamar Corradi, Diretora da Saúde Solani Kappaun, presidente do Legislativo Marilise Warmling, vereadores e representantes do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC).

A vereadora Marilise Warmling, em sua fala, disse da parceria da Câmara de Vereadores com a administração municipal. “É importante que as mulheres também tenham o poder de decisão. Hoje, a participação da mulher a nível nacional é ainda pequena. É através da política que conquistamos nossos direito e conseguimos mudar as coisas pertinentes à nossa comunidade e ao nosso país”, destacou.

Para o deputado Dirceu Dresch, o dia lembra a luta histórica das mulheres pela igualdade social e pelos direitos fundamentais. “Nós sempre estivemos juntos nesta caminhada, tanto com as mulheres do campo como as da cidade. Sempre estivemos na luta por políticas públicas, pelo fim da violência, pela qualidade de vida e por outras conquistas não só pelas mulheres, mas para todos os cidadãos brasileiros”, afirmou.

Em sua explanação, o prefeito Daniel Kothe parabenizou a todas as mulheres, pela luta e pelas conquistas já obtidas. “Graças ao empenho e dedicação de muitas mulheres que buscaram a igualdade de gênero, tivemos muitos avanços no país. Uma prova disso é a nossa nação ser governada por uma mulher, a presidente Dilma Rousseff, que é um reflexo da importância que a mulher tem no cenário e no contexto brasileiro”, concluiu Daniel.