Projeto NutriSUS está sendo implantado em Saudades

Visando potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, está lançando o Programa NutriSUS.

A iniciativa conta com uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais). Saudades, que já está inserido no Programa Saúde na Escola (PSE), foi contemplado com o programa.

“A ação consiste na adição de um sachê, contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó, em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches”, destaca a enfermeira Marina Lunardi.

Isso se justifica em função de estudos relevantes, que destacaram que entre as deficiências nutricionais, a anemia é apontada como um determinante que prejudica o desenvolvimento das crianças. “Diante deste cenário, as crianças merecem especial atenção, devido ao alto requerimento de ferro, dificilmente atingido pela alimentação complementar”, aponta a enfermeira.

A estratégia será implantada em creches participantes do PSE, abrangendo todas as crianças matriculadas  na faixa etária entre 06 e 48 meses, sendo no município os Centros de Educação Infantil (CEI’s) Trenzinho Alegre e Cantinho Alegre.

A nutricionista Emanueli Jung e a enfermeira Marina Lunardi, responsáveis pelo programa, já conversaram com os pais e professores sobre a suplementação. Ambas trabalharão na supervisão do programa.