Reunião com Agentes Comunitárias de Saúde é realizada em Saudades

Na manhã da segunda-feira (10), foi realizada na Casa da Amizade, em Saudades, reunião com as agentes comunitárias de saúde do município. Estiveram presentes o prefeito Daniel Kothe, Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus e enfermeiras da Unidade Básica da Sede.

Na pauta do encontro, foram abordados diversos assuntos, entre os quais foi explanado sobre a contratação via concurso das novas agentes. Ainda, foram repassadas orientações diversas sobre a função dos agentes comunitários, sendo que estes, por sua vez, também trouxeram sugestões e fizeram apontamentos.

Conforme o Secretário José Ricardo, o número de agentes comunitárias de saúde aumentou de 18, em 2012, para 23, já no ano passado. “O agente de saúde tem uma das mais importantes funções dentro do setor, por isso a gente sempre fala que a informação levada às famílias tem que ser exata”, frisou Zé Ricardo.

O secretário argumentou ainda que o agente tem o papel de fazer a ligação entre as famílias e a secretaria. “As famílias precisam participar e ajudar. Nós temos sempre que pensar na coletividade, atendendo as necessidades de todas as pessoas que moram aqui”, completou.

O prefeito Daniel Kothe, em sua explanação, falou um pouco das ações realizadas no município, nas áreas prioritárias, com enfoque à saúde. “Com o Programa Primeiros Passos, que integra as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, pretendemos criar uma política pública no município que integre todas as ações. Vocês têm um papel muito importante dentro desse programa, pois vão conhecer todas as famílias das micro áreas em que vocês vão trabalhar, e vão saber das necessidades das pessoas”, aduziu.

Conforme Kothe, o município pretende trabalhar a saúde com foco na prevenção. “A lógica histórica da saúde é que se pensem ações paliativas, não ações preventivas. Se tivermos eficiência nessas ações preventivas, com certeza a população terá uma melhor qualidade de vida. Por isso a parte de orientação é muito importante”, concluiu o chefe do executivo saudadense.