Palestra alusiva ao Dia Mundial da Água aconteceu em Saudades

Aconteceu na quarta-feira (25), no município de Saudades, a palestra alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado no último domingo, 22 de março, em todo o mundo. O tema da palestra foi “Importância da água e sua preservação”.

O palestrante foi Levino Bassi, da Embrapa Concórdia, com a participação dos personagens Fritz e Toni que, de maneira lúdica e irreverente, envolveram o público, composto predominantemente por alunos da EEB Rodrigues Alves, do início ao fim do encontro.

O evento, que aconteceu na sede do Grupo de Idosos Nossa Senhora do Bom Conselho, foi realizado nos turnos matutino e vespertino, tendo também a presença do prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), diretor do Samae João Brancher, professores e pessoas da comunidade.

A professora Cláudia Schuh Both destaca que a intenção é conscientizar, principalmente as crianças e jovens, a respeito dos cuidados com a preservação dos recursos hídricos. “Como cidadãos, precisamos nos preocupar em preservar, para que no futuro tenhamos água potável”, afirma.

Para Levino Bassi, da Embrapa, o ponto principal é conscientizar as pessoas para mudarem suas atitudes em relação ao uso da água. “Focamos vários aspectos, principalmente a importância que devemos dar à água, além de algumas alternativas para economia, pois a água superficial está desaparecendo. O Brasil tem uma das maiores reservas de água potável do mundo, mas é preciso tomar algumas atitudes para conscientizar os jovens”, pontuou.

O diretor do Samae, João Brancher, afirma que a ideia de trazer a palestra é, além da conscientização, o envolvimento das crianças e jovens de maneira descontraída. “Temos que valorizar a água que temos em nosso município. É nosso dever preservar rios e nascentes para termos água de qualidade”, frisou.

Já o vice-prefeito Sadan, em sua explanação, destacou que cada um precisa fazer sua parte, para garantir a sobrevivência das futuras gerações. “Não precisamos parar com as nossas atividades, mas temos que ter a responsabilidade de fazer com eficiência e cuidado, evitando desperdícios, pois só sentimos a falta de um bem essencial como a água quando não se tem”, pontuou.

Para o prefeito Daniel Kothe, esta atividade serve como forma de reflexão sobre o tema da água. “Nós temos que buscar a proposição de soluções, para preservar este patrimônio para nós e para as futuras gerações. A preocupação do Samae e da Administração Municipal é discutir alternativas para a preservação e que possamos ter água em boas condições para as gerações futuras”, concluiu Kothe.