Em viagem a Brasília, lideranças garantem recursos para Saudades

Durante essa semana, entre segunda e quarta-feira (17, 18 e 19), o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores do município, Everson Jandrei Weber e vice-presidente do legislativo, Alécio Jahnke, estiveram em viagem a Brasília, visitando deputados, senadores e ministérios, pleiteando recursos para o município.

Com o Deputado Federal Pedro Uczai, foi solicitado emenda de R$ 300 mil, para aquisição de caminhão caçamba; com Décio Lima, foi solicitado recursos na ordem de R$ 350 mil, para reforma do CEI Trenzinho Alegre; com a Deputada Luci Choinacki, pleiteou-se R$ 200 mil para aquisição de veículos para a saúde; com os parlamentares João Pizzolatti, Esperidião Amin, Jorge Boeira, e Jorginho Mello, foram solicitados R$ 1,1 milhão para serviços de pavimentação e drenagem urbana; com o Deputado Marco Tebaldi, foi solicitado R$ 300 mil para compra de caminhão caçamba; e com o Deputado Celso Maldaner, foi solicitado R$ 200 mil para aquisição de uma mini carregadeira.

Já com os senadores Casildo Maldaner e Luiz Henrique da Silveira, foram solicitados recursos na ordem de R$ 600 mil para pavimentação e drenagem urbana; com o senador Paulo Bauer, foi solicitado R$ 300 mil para revitalização do Ginásio Municipal de Esportes.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, alguns recursos foram confirmados durante a viagem. “Temos confirmado R$ 200 mil do Deputado Federal João Rodrigues para o Hospital e mais RS 200 mil para a Unidade Básica de Saúde. Do Deputado Amin, temos R$ 100 mil que serão destinados à saúde. Do deputado Jorginho, temos R$ 250 mil garantidos, que serão destinados à pavimentação. E do deputado Pedro Uczai, mais R$ 200 mil para o Hospital”, destaca.

Ainda, a comitiva saudadense esteve no Ministério da Educação e Cultura (MEC), onde foi tratado da liberação de recursos para o município. De acordo com Kothe, são R$ 147 mil para compra de um ônibus, R$ 496 mil para a construção da quadra coberta e R$ 3,5 milhões para a construção de uma nova escola no município, totalizando mais de R$ 4 milhões em pleitos para a educação. Além disso, foram ainda solicitados R$ 91 mil em recursos para mobília da EMEF.

Outro ponto relevante da viagem do prefeito e dos vereadores foi a visita ao Ministério da Justiça, para tratar da questão indígena que envolve o município de Saudades e Cunha Porã. “Estivemos tratando, com o Assessor de Gabinete do Ministro José Eduardo Cardozo, Edimilson Dias Pereira, sobre os encaminhamentos para a resolução da questão indígena que envolve os agricultores do nosso município”, concluiu o prefeito Daniel.