Conversa com a Comunidade – Administração e munícipes avaliam as reuniões realizadas

Durante os meses de julho e agosto, a administração municipal de Saudades realizou 30 reuniões comunitárias, tendo a participação de cerca de 1500 pessoas. Os encontros foram realizados no interior e nos bairros do município.

O objetivo destes encontros foi aproximar o governo municipal da comunidade, apresentar os números da administração em relação a finanças, saúde, educação, infraestrutura e programas de governo implementados, como por exemplo, o Programa Agricultura Para Todos, atendimento de 12 horas nas creches e no posto de saúde, reforma e aquisição de máquinas e equipamentos, entre outros.

Um dos pontos relevantes das reuniões foi relatar à comunidade a importância do governo realizar planejamento para uma boa utilização do dinheiro público e principalmente, ouvir a opinião dos munícipes.

Para o morador da comunidade da Linha Guabiroba, Roberto Dreyer, esse roteiro de reuniões é muito interessante, pois leva a comunidade conhecer um pouco mais da administração pública. “Acho que deve continuar assim. A explicação foi bem detalhada, bem explicada, principalmente os números da prefeitura”, afirma.

Outra moradora da comunidade da Linha Guabiroba, Ivete Hanauer, também comenta os pontos positivos do encontro. “É a primeira vez que eu participo de uma reunião pública. É muito importante, porque tem coisas que são colocadas com base em dados concretos”, acredita. A clareza e objetividade na apresentação dos dados é outro ponto frisado por Ivete. “É uma chance para opinar, questionar e fazer perguntas, para ter certeza do que está acontecendo. Eu achei muito proveitosa essa reunião”, finaliza.

Para Márcio Otair Hart, morador do Bairro Boa Vista, a participação da comunidades nesses encontros é muito importante, porque traz o que a prefeitura tem no que foi pensado em relação ao planejamento. “É uma forma de socializar com a comunidade, e isso é relevante, pois a população consegue participar e entender onde estão sendo feitos os investimentos”, acredita.

Além disso, Márcio afirma que a oportunidade em poder opinar também é muito importante. “Acho que faltava muito isso, como foi colocado hoje aqui, tem muito investimento, muita coisa acontecendo, que a gente fica por fora, às vezes, e acaba ouvindo boatos que acabam distorcendo o que de fato acontece”, completa.

Assim, a participação e o entendimento por parte da comunidade é essencial, de forma geral, pois gera um esclarecimento do que é feito pelo poder público. “É muito bom, acho que tem que acontecer mais. É uma bela iniciativa da administração e espero que aconteça por mais vezes”, finaliza Márcio.

Para a moradora da comunidade de Linha Cruzeiro, Dirce Ana Tonatto, a reunião é muito importante porque esclarece diversos pontos relativos à administração municipal. “A gente fica sabendo dos problemas, do que é dever do poder público. Tudo o que a gente deveria estar por dentro de uma administração”, acredita.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, esses encontros devem continuar a serem feitos. Ainda nesse ano, será feito um novo roteiro de reuniões nas comunidades do interior e na cidade. “A administração pública muda constantemente e, nos dias atuais, exige muita administração e planejamento. Quando assumimos o governo, nosso compromisso foi focar em três áreas principais – saúde, educação e infraestrutura. E queremos desenvolver nosso trabalho com muita transparência”, conclui Daniel.