Curso de Auxiliar em RH tem início em Saudades

Aconteceu na quarta-feira (26), às 18:30 horas, a aula inaugural do curso de auxiliar em recursos humanos, em Saudades. A capacitação é oferecida através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), sendo que as aulas são ministradas pelo Sest Senat de Chapecó, tendo a administração municipal como parceira.

Estiveram presentes na aula inaugural, a representante do Sest Senat, Leila Bonadeo, Secretária Municipal de Assistência Social, Giley Veiga, vereadores Alécio Jahnke e Osmundo Schuh e o prefeito Daniel Kothe.

Conforme Giley, serão 160 horas de curso, que serão realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras, com previsão de encerramento no dia 04 de junho. “Aproveitem o máximo essas aulas, pois investir em educação é um passo a mais para entrar no mercado de trabalho com mais oportunidades”, aconselhou a secretária aos alunos.

Para a representante do Sest Senat, Leila Bonadeo, o curso será uma forma de repassar conhecimentos para auxiliar os alunos a qualificarem-se para o mercado de trabalho. Leila agradeceu ainda o empenho dos alunos por participarem do curso e da administração municipal por trazer oportunidades de qualificação para seus munícipes. “Hoje, nós estamos nos municípios que nos abrem as portas e nos procuram também, como é o caso de Saudades”, pontuou.

Em sua manifestação, o prefeito Daniel Kothe lembrou de alguns cursos que já foram oferecidos em 2013 no município e já foram concluídos. “Essas oportunidades em poder se profissionalizar vêm em decorrência do período de crescimento que o Brasil vive hoje, não só nas grandes capitais, mas em municípios menores”, ressaltou.

Kothe falou também sobre a necessidade de especializar a mão de obra, em função da grande concorrência que existe hoje no mercado de trabalho. “O Pronatec foi pensado para o país inteiro, para que as pessoas tenham qualificação, visando acompanhar o crescimento e desenvolvimento no mercado de trabalho, aumentando consequentemente a renda e a qualidade de vida”, frisou.

Finalizando sua fala, o chefe do executivo saudadense falou sobre alguns investimentos feitos no município, principalmente na saúde, educação e infraestrutura, tendo como exemplo o Programa Primeiros Passos, o turno estendido e aumento significativo da equipe da saúde e os investimentos em maquinário, feitos pela administração. “O nosso desafio é integrar o crescimento do país, evoluindo também na melhoria das condições de vida da população”, finalizou Daniel.