Programa Primeiros Passos oferece curso às gestantes saudadenses

Aconteceu na terça-feira (31), no Clube XV de Novembro, mais um curso para as gestantes, promovido por meio do Programa Primeiros Passos, sob a coordenação das Secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social de Saudades.

Fizeram-se presentes, o prefeito Daniel Kothe, a Secretária da Educação Zeli Stein, a Secretária de Assistência Social Giley Veiga, a Coordenadora da Educação Infantil Maitê Stein, além das enfermeiras Marina Lunardi e Liamara Hoffmann.

Pensando em fazer algo diferenciado, que abrange não somente a gestante, mas a família, neste ano o curso foi organizado para as mamães e vovós. “Como temos alguma dificuldades  em costumes  vindos de tempos mais antigos, resolvemos conversar também com as vovós sobre o que é mito e o que é verdade”, destacou a enfermeira Marina.

De acordo com a profissional, muitos procedimentos são válidos, mas com o tempo, os estudos evoluem e alguns métodos tradicionais podem prejudicar a gestação e até mesmo o desenvolvimento infantil.

Durante o encontro, foram organizadas perguntas, tratando sobre mitos e verdades a respeito da gestação, cuidados com os bebes, entre outros temas. “Estas perguntas foram feitas por elas e nós as respondemos”, apontou a enfermeira Liamara.

O prefeito Daniel Kothe, em suas considerações, destacou os diferenciais oferecidos pelo Programa Primeiros Passos. “Queremos fazer um acompanhamento contínuo, de forma a chamar toda a comunidade, dirigindo um olhar especial para a importância da gestação e do cuidado com as crianças”, afirmou.

Daniel falou também da construção do Plano Municipal da Educação, que definirá as metas para os próximos 10 anos. “É importante, além de cuidar da questão da educação e da saúde, fazer um acompanhamento efetivo junto às famílias. É imprescindível que as gestantes participem deste curso e que a família também participe desta fase importante, que é a gestação”, concluiu Kothe.

O encontro teve a presença de 45 gestantes e 21 vovós; após as explanações feitas pelos setores da Saúde e da Educação, as gestantes tiveram um coffee break e também receberam uma lembrança.