Realizada 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil em Maravilha

Com a finalidade de promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civil que mais de 150 participantes dos municípios de Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos participaram, na quinta-feira (27), da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil (CIPDC).

Realizada em parceria com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Maravilha, Palmitos e São Lourenço do Oeste e Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), a conferência trouxe o tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Maravilha.

Na abertura do evento, o coordenador geral do encontro, Valdecir Sartori, destacou que é preciso, acima de tudo, passar de uma cultura de reação para uma cultura de prevenção. “Essa frase relata exatamente o objetivo da conferência, que é de mudar a consciência da população em relação à Defesa Civil para contribuir na construção de comunidades mais seguras, através de troca de experiências e vivências, visando à redução dos riscos de desastres.”

“Defesa Civil é o reflexo do que a comunidade espera que ela seja. Cada coordenador municipal se empenhou para mobilizar a comunidade a participar deste evento. A necessidade de cada município se organizar refletirá positivamente no futuro”, enfatizou o coordenador Regional de Defesa Civil de Maravilha, Rogério Golin.

Palestra

O representante da Secretaria de Estado de Defesa Civil e coordenador Regional de Defesa Civil de Xanxerê, Luciano Peri, realizou a palestra de abertura do evento, retratando os principais desafios a serem superados e os novos paradigmas da Defesa Civil, orientando a discussão dos eixos.

As discussões foram orientadas a partir de quatro temas: Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

“A conferência é um processo participativo, de diálogo entre o Estado e a sociedade nos três níveis da federação, visando compartilhar a responsabilidade na elaboração de novas políticas públicas e na implementação efetiva das já existentes”, explica o palestrante.

De acordo com Peri, no passado, a noção de desastre era centrada na perda de benefícios acumulados pelo processo de desenvolvimento (quantidade de casas, comércio, pontes, escolas, hospitais danificados), no entanto, agora se incorpora o desenvolvimento como um fator causal de risco e o desastre como um acumulador de investimentos desperdiçados.

“O desafio de uma estratégia de redução de desastres é encontrar um caminho para conviver com estes fenômenos, ao invés de morrer com eles. Um desastre natural é um desastre apenas porque as pessoas e suas atividades estão no caminho, e estão despreparadas para o que poderá acontecer”, finaliza.

Delegados

A Conferência também elegeu os nove delegados e nove suplentes que representarão a região na etapa estadual, que será realizada dias 26 e 27 de março, em Lages, tendo como local, o SESC Pousada Rural.

Delegados representantes da sociedade civil:

Katiane Weschenfelder Golin

Eliseu Spiscker

Ivana Faé Schöfer

Carlos Laudir Schuster

Claudia Guilland Regner

Elmo Rucks

Irineu Henker

Marcos Borowicc

Delegados representantes do Poder Público e Agentes da Defesa Civil

Alinete Dickel

Carla Raquel Drumm