Médicos do PROVAB devem iniciar trabalhos na próxima semana em Saudades

Mais um passo importante para a melhoria da qualidade de atendimento da saúde em Saudades foi dado nesta semana. Na segunda-feira (10), foram apresentados os 03 médicos selecionados pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), que passarão a atuar na próxima semana, no município.

De acordo com o Secretário de Saúde, José Ricardo Ternus, os profissionais haviam se cadastrado no Ministério da Saúde para trabalhar em Saudades, sendo que todos foram habilitados para trabalhar no município. “Nunca tivemos uma fase tão boa na saúde como estamos tendo agora”, comenta.

Zé Ricardo, durante reunião com os novos profissionais, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan) e o prefeito Daniel Kothe, deu as boas-vindas aos médicos. “Com certeza, vocês virão para contribuir nesse processo de melhoria e também para ajudar a comunidade. A nossa principal meta é oferecer atendimento de qualidade à população saudadense”, frisou.

O prefeito Daniel Kothe, em sua fala, destacou um pouco o foco de trabalho da administração, elencando também os principais avanços da saúde no ano de 2013, como aumento do número de ESF’s, quadro de profissionais e horas de atendimento na Unidade Básica de Saúde. “Quando assumimos, estabelecemos como meta aumentar o número de profissionais e melhorar ainda mais a qualidade de atendimento”, disse.

O quadro de profissionais da saúde conta, atualmente, com 23 agentes comunitárias de saúde, 04 enfermeiras, 07 auxiliares de enfermagem. No quadro de médicos, atende 01 ginecologista, 01 pediatra e agora, com a vinda dos profissionais pelo PROVAB, 07 clínicos gerais. “Estamos abrindo as portas para trazer mais profissionais, pois queremos oferecer um atendimento cada vez melhor aos nossos munícipes”, concluiu o prefeito Daniel.

Sobre o PROVAB

Estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família e levá-los para localidades com maior carência para este serviço. Com esse objetivo, o Ministério da Saúde lançou, em conjunto com o Ministério da Educação, a portaria interministerial nº 2.087, de 1º de setembro de 2011, que instituiu o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) ao cotidiano brasileiro.

O PROVAB prevê atuação destes profissionais por 12 meses, supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde e 8 horas no curso de especialização.