1ª Conferência do Plano Municipal da Educação é realizada em Saudades

Aconteceu na noite da quarta-feira (22), no Clube XV de Novembro, em Saudades, a 1ª Conferência do Plano Municipal da Educação. O encontro teve início às 19 horas.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, a presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, a Secretária da Educação Zeli Stein, a Diretora da Educação Eliamar Corradi, a Coordenadora da Educação Infantil Maitê Stein, a Diretora da EEB Rodrigues Alves Rosilene Mohr, a presidente do Conselho Municipal de Educação Erlani Höhn, o vereador Osmundo Schuh, além de representantes das entidades e clubes de serviço e munícipes saudadenses. O PME foi apresentado pelo assessor da Unoesc, Juarez da Silva.

De acordo com a Secretária Zeli, a presença dos professores também foi de suma importância para o encontro. “Nós fizemos uma análise de como será complementado o Plano Municipal, dentro das metas e estratégias que o Plano Nacional nos colocou”, destacou.

Zeli lembra ainda que, a partir desta quinta-feira, o Plano Municipal da Educação já estará disponível para consulta no site do município de Saudades (www.saudades.sc.gov.br), onde as pessoas poderão fazer sugestões. “O plano ainda está em construção e ficará disponível no site em torno de 10 dias e depois será concluído e transformado em texto base”, completa.

Em sua explanação, o prefeito Daniel Kothe, falou da importância do PME para a população. “Nós do município temos claro que os investimentos que precisam ser pensados de forma estratégica para os próximos 10 anos são, com toda a certeza, na área da educação. As transformações que acontecem na sociedade brasileira e na nossa comunidade passam pela educação”, frisou.

Daniel disse também que, em Saudades, a educação é uma das três principais prioridades da administração (junto com a Saúde e a Infraestrutura). “Queremos fazer deste plano um traçado de metas pelas quais nós vamos caminhar na próxima década, para fazer as melhorias que nós necessitamos na área da educação aqui em Saudades”, concluiu o chefe do executivo.

Após os pronunciamentos, a explanação dos dados levantados em Saudades foi feita pela Diretora da Educação, Eliamar Corradi; na sequência, sob a coordenação do assessor Juarez da Silva, foram debatidos alguns dos pontos que serão apreciados no PME e que contarão com a participação da comunidade, através da consulta pública, no período em que o documento estará disponível no site do município.