Audiência pública debate o tema da segurança em Saudades

Aconteceu na noite da segunda-feira (27), no plenário da Câmara de Vereadores de Saudades, a audiência pública que tratou sobre o tema da segurança no município.

Estiveram presentes, dentre as várias autoridades, o prefeito Daniel Kothe, a presidente do legislativo Marilise Warmling, o vice-prefeito Osmar Prestes, o Secretário da SDR de Maravilha Valci dal Maso, o Deputado Estadual Dirceu Dresch, o representante da Polícia Militar, Sargento Valcir Schmitz, o representante da Polícia Civil Jonas Kaiser, o representante do Corpo de Bombeiros Evandro Rios, além de vereadores, secretários, representantes das diversas entidades do município e munícipes saudadenses.

A audiência foi dividida em dois momentos: no primeiro, as autoridades manifestaram-se sobre o tema, expondo os principais pontos que dizem respeito à segurança pública; em seguida, os presentes puderam se manifestar, fazendo sugestões e apontamentos pertinentes.

Para o vice-prefeito Sadan, o tema da segurança não abrange só Saudades, mas toda a região. “Queremos parabenizar a presidente da câmara Marilise e em seu nome todos os vereadores que aprovaram essa audiência pública. Nós temos uma preocupação muito grande, pois somos um município que tem por tradição ser ordeiro. Nos últimos tempos, a situação vem se modificando e isso faz com que essa preocupação exista”, destacou.

Por sua vez, o prefeito Daniel Kothe, falou da importância da audiência, como oportunidade para as pessoas da comunidade participar e discutir o tema da segurança pública. “Sabemos que as soluções para a questão da segurança estão relacionadas a um conjunto muito grande de coisas, desde a cultura da nossa comunidade até as ações de repressão. Mas sem dúvida, a iniciativa da câmara em chamar a comunidade aqui é algo muito louvável. A participação grande da sociedade mostra que a população está preocupada com este tema”, afirmou.

A presidente da Câmara de Vereadores, Marilise Warmling, elencou os principais encaminhamentos do encontro: criação do Conselho de Segurança (Conseg), encaminhamento do pedido de uma viatura descaracterizada para a PC e um caminhão de combate a incêndios novo para os Bombeiros, aumento de efetivo das Polícias Militar e Civil, criação de campanhas de conscientização para o registro de Boletins de Ocorrência, criação de forças tarefas para resolução de pequenos furtos, intensificação do programa Proerd, entre outros.

“O encontro foi muito proveitoso. Penso que nós crescemos muito como consciência comunitária, pois a participação realmente foi democrática. Foi um momento muito grandiosos para a participação de todos. A partir destes encaminhamentos, vamos achar a melhor forma possível de contribuir com a comunidade”, finalizou a presidente do legislativo, Marilise Warmling.