Administração e sindicato firmam acordo de reajuste salarial

Na tarde de segunda-feira (04), a administração de Saudades esteve reunida com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região (SITESPM-CHR), para fechar o acordo de reajuste salarial para os funcionários municipais.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, a presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, o Assessor de Planejamento Alexandre Schuh, os secretários Jacinto Kreutz, Rogério Sehnem, Giley Veiga e Zeli Stein, os vereadores Osmundo Schuh, Alécio Jahnke e Alfeu Schuh, os assessores jurídicos dos poderes legislativo e executivo, Celito Werlang e Juliana de Oliveira, respectivamente, o Presidente da Coordenação Municipal do Sindicato Marcelo Müller, além de demais representantes da organização.

Conforme a presidente da Câmara, Marilise Warmling, a negociação foi marcada pelo diálogo entre as partes envolvidas. “Assim como no ano passado tivemos o vale alimentação, o sindicato este ano esteve pleiteando novamente algumas conquistas, onde avançamos em vários pontos. Sabemos que essa negociação é muito importante e nós, como vereadores, temos a responsabilidade de dar respaldo à lei fiscal”, destaca.

Para Marcelo Müller, o sindicato defende a negociação coletiva. “Neste acordo, tivemos alguns avanços importantes. De 2013 pra cá, além do vale alimentação, tivemos a implantação do adicional de insalubridade. Resta, a partir do próximo governo, realizar uma reformulação da tabela salarial para construir alguns desajustes na remuneração dos servidores, que já vêm de uma construção histórica até aqui”, aponta.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, todas as conquistas construídas até agora, em constante diálogo com o sindicato, têm possibilitado oferecer aos servidores públicos municipais uma série de avanços em todos as áreas. “Acredito que este é um ano importante, pois estamos fechando as negociações para o ano de 2015 e 2016, uma vez que no ano que vem, por ser ano eleitoral, não podemos conceder benefícios extras para os servidores públicos”, ponderou.

O chefe do executivo, por sua vez, destaca que estas conquistas, junto com as demais efetivadas nos anos anteriores, são feitas em parceria com a equipe de administração e com os vereadores. “Sempre fizemos um planejamento para que possamos ficar dentro dos limites da responsabilidade fiscal. Temos uma ampliação muito grande nos serviços e, para isso, precisamos ter um equilíbrio para manter serviços de qualidade e ter servidores motivados, com uma remuneração que dê boas condições de vida a eles”, completa.

Principais conquistas

Entre os pontos principais firmados entre a administração municipal e o sindicato, destacam-se:

– Alteração do plano de carreira dos servidores, onde será pago o anuênio, em substituição ao triênio, com reajuste de 1% a cada ano trabalhado;

– Garantia de ganho da inflação e ganho real;

– Correção da inflação, a partir de 2016, não mais no mês de maio, mas já no mês janeiro, com base no INPC;

– Aumento gradual no valor do vale alimentação de RS 70,00 para R$ 80,00 em junho e R$ 100,00 em janeiro/2016.