2 anos de governo: Jacinto Kreutz avalia atividades frente à Secretaria da Agricultura

O Secretário de Agricultura de Saudades, Jacinto Kreutz, realizou uma avaliação dos primeiros dois anos de governo, sintetizando seus trabalhos à frente da pasta.

De acordo com ele, inicialmente, procurou-se fazer a regularização da questão dos bônus pagos aos agricultores. “Nesse período, tivemos vários desafios, com vários problemas a serem superados, mas também tivemos inúmeras conquistas”, salienta.

Um dos primeiros encaminhamentos foi fazer um diagnóstico de todo o setor, que trouxe o problema da inadimplência no pagamento de benefícios aos produtores por falta de controle. Visando resolver essa falha, foi criado o Programa Agricultura Para Todos. “Hoje, esse programa destina cerca de R$ 400 mil em incentivos, para que cada produtor que tenha emitido Nota Fiscal possa investir novamente em sua propriedade”, destaca.

Outra preocupação foi a melhoria da infraestrutura existente e ampliação da equipe técnica para otimizar os trabalhos prestados. Desta forma, a Secretaria repassou aos agricultores mais de 20 máquinas agrícolas, além de adquirir dois veículos leves e uma van, esta última destinada à Casa Familiar Rural. “Cabe nosso agradecimento aos deputados federais parceiros”, resume Kreutz.

No auxílio às terraplenagens, além do aumento do valor repassado, foram incluídos todos os empreendimentos rurais que visem alguma benfeitoria de uso múltiplo. Hoje, o pagamento é feito por metro quadrado, com cascalhamento de acesso e, se necessário, colocação de tubos.

Na área da bovinocultura leiteira, foi reformulado o projeto de incentivo aos produtores. Com o apoio do Conselho Municipal da Agricultura, está sendo possível realizar uma evolução genética nas propriedades. Em 2013, foram 3 mil doses de sêmen adquiridas; em 2015, foram 6 mil doses; e neste ano, já foram licitadas 10 mil doses; o produto é repassado com valor subsidiado aos produtores. Além disso, 86 botijões cadastrados são abastecidos gratuitamente com nitrogênio. A meta é chegar a 100 botijões até o final de 2016.

Outra grande ação para este ano é a realização do 1º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite, que será realizado no dia 20 de maio, quarta-feira, durante todo o dia. A ação tem a parceria da Casa Familiar Rural e da Epagri do município.

“Serão abordados temas muito importantes, como as pragas que atacam as pastagens, análise de viabilidade de produção, doenças reprodutivas e zoonoses, além de outros assuntos importantes”, frisa o Secretário. No encontro, será também servido um almoço gratuito a todos os participantes.

Por fim, Jacinto agradeceu a todos pela parceria nestes dois anos de governo. “Queremos agradecer às pessoas que nos auxiliam no trabalho do dia a dia, principalmente a nossa equipe, e também deixar a Secretaria da Agricultura à disposição de todos os munícipes”, conclui o Secretário.