2 anos de governo: Secretário Flávio avalia principais ações na Infraestrutura

O Secretário de Infraestrutura, Flávio Hübner, está à frente dos trabalhos do Departamento Municipal de Estradas de Rodagem (DMER) de Saudades.

Auxiliado pelo vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), que ajuda na coordenação da equipe, e também pelo Diretor do Departamento de Obras e Serviços Urbanos (DOSU), Arno Kirch, ele faz um resumo das principais ações desenvolvidas na Infraestrutura.

Primeiro passo: recuperação do parque de máquinas

Flávio destaca que, ao assumir a pasta, uma das primeiras e grandes preocupações foi a precariedade das máquinas disponíveis no parque do DMER. Assim, inicialmente, foi feita uma reforma completa de todo o maquinário, o que teve recursos na ordem de R$ 500 mil, aproximadamente.

“Foi feito um planejamento bem elaborado. O próprio governo do Daniel e do Sadan é embasado dentro de um grande planejamento e tínhamos ciência que o setor exigiria muito de nós, em função do tamanho do município, e isso demanda tempo”, destaca Flávio.

Assim, com as condições mínimas de trabalho, o primeiro ano teve várias melhorias sendo realizadas, de forma gradual, em todo o município.

Segundo ano: 10 máquinas novas adquiridas

O segundo ano do secretário Flávio frente à Infraestrutura trouxe uma cara nova ao DMER: uma grande ampliação quantitativa e qualitativa no parque de máquinas foi realizado, com a aquisição de 10 máquinas novas, totalizando R$ 3,5 milhões em investimentos, com recursos Federais e Municipais, fruto do esforço de toda a equipe de governo da atual administração.

“Sabíamos que não faríamos isso no primeiro ano, devido à demora para aprovação dos projetos. Então, nos planejamos para fazer isso no segundo ano de governo”, resume. De acordo com Flávio, isso criou uma estrutura que permite atender às necessidades da comunidade.

Entretanto, as fortes chuvas que ocorreram no ano de 2014, acabaram por atrasar os trabalhos. Neste sentido, o DMER teve como prioridade a manutenção das vias públicas.

Caminhos do Campo: programa deve ser lançado ainda este ano

Apesar de inúmeras ações, como alargamento, cascalhamento e compactação de vias já estarem sendo realizados, bem como colocação e ampliação de tubulações já estarem em andamento, o Caminhos do Campo deve ser lançado oficialmente em breve.

Sucintamente, o programa traz, em sua essência, a melhoria geral das vias municipais, com vistas a facilitar a trafegabilidade de veículos por todas as estradas. “As chuvaradas dificultaram nosso planejamento, pois queríamos lançar o programa no início deste ano”, afirma Flávio. A lei já está aprovada e o projeto já foi discutido com a comunidade.

Infraestrutura: pleitos antigos são atendidos

No que tange à infraestrutura pública, cabe ressaltar a concretização de grandes pleitos da comunidade saudadense.

O destaque cabe ao acesso ao Hidrocamping: um sonho de mais de 20 anos de toda a população que, com a atual administração, tornou-se realidade.

Também na Rua Padre Antônio Vieira, está sendo construída uma galeria para escoamento das águas das chuvas, que traziam problemas às casas próximas. Com essa obra, esse problema deve ser resolvido. Em parceria com os moradores, a via também será asfaltada.

Várias ruas também receberam calçamento e, nas calçadas, está sendo feita a colocação de pisos em paver, ações estas em parceria com os munícipes. “Queremos agradecer ao Arno e toda a sua equipe, ao vice-prefeito Sadan que nos auxilia nos trabalhos no DMER e também a toda a comunidade saudadense. Vamos continuar desenvolvendo os trabalhos da melhor forma possível”, conclui Flávio.