Documento base do Plano Municipal de Educação é entregue

Na manhã de terça-feira (12), a Secretaria da Educação de Saudades reuniu as comissões técnica e coordenadora do Plano Municipal da Educação para fazer a entrega do documento base ao executivo.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, a Secretária da Educação Zeli Stein, a Diretora da Educação Eliamar Corradi, a Coordenadora da Educação Infantil Maitê Stein, o vereador Osmundo Schuh, além dos integrantes das comissões.

Agora, o documento deverá passar pela análise do poder executivo, que elaborará um projeto de lei, a ser enviado à Câmara de Vereadores. “Estamos felizes, pois concluímos essa primeira etapa. O documento base está aí, numa versão preliminar e agora vai para a câmara, onde o legislativo poderá avaliar, sugerir, enfim, até que então ele seja aprovado e vire lei. Aí sim, nós teremos o nosso Plano Municipal da Educação”, disse a Secretária Zeli.

O PME foi previsto e elaborado em dois grandes eixos: no primeiro, um diagnóstico da educação no município; e segundo, as metas e as estratégias. “As metas municipais são alinhadas com as metas nacionais. São 20 metas que o nosso município elaborou, com estratégias voltadas à nossa realidade educacional. Essas metas e estratégias irão nortear a educação para os próximos 10 anos”, completa Zeli.

Entretanto, o plano poderá ser alterado, nos próximos anos, se for necessário. “Quando a equipe de educação do município achar que deva ser mudada alguma estratégia, isso pode ser feito, desde que discutido com a comunidade e aprovado novamente pela câmara de vereadores”, conclui a Secretária da Educação.

O planejamento do PME foi feito com a participação de toda a comunidade saudadense, ficando inclusive disponível no site do município para consulta pública e sugestões. O documento também está sendo feito pelo Estado e por todos os municípios do país, com base no Plano Nacional de Educação.