Programa Primeiros Passos é apresentado aos profissionais municipais

Foi realizada na sexta-feira (30), a apresentação do programa Primeiros Passos aos profissionais de ensino, saúde e assistência social do município de Saudades. Na oportunidade, estiveram presentes servidores das secretarias, primeira-dama Liane Vitali Kothe, prefeito Daniel Kothe e vice Osmar Prestes (Sadan).

De acordo com os secretários da Saúde, José Ricardo Ternus, da Educação, Zeli Vergues Stein e da responsável pela Assistência Social, Giley Veiga, o programa tem como prioridade um trabalho preventivo, visando integrar as secretarias envolvidas, buscando a promoção de atividades e hábitos saudáveis.

Para o vice-prefeito Sadan, a ideia é desenvolver um trabalho planejado, buscando envolver crianças e profissionais. “Nós precisamos a parceria de todos vocês, com muita responsabilidade e empenho como cidadãos. Queremos desenvolver atividades para o futuro, ações que sejam de fato efetivas”, destacou.

O prefeito Daniel Kothe, em sua explanação, relembrou que o foco da administração é desenvolver um trabalho voltado à educação e saúde, integrando os trabalhos da assistência social do município. “Vamos precisar da colaboração de cada um dos profissionais. Sintam-se parte desse projeto”, completou.

Após, a primeira-dama Liane fez uma apresentação do programa às pessoas presentes. Conforme ele explica, o Primeiros Passos é um programa que dialoga com as secretarias. A apresentação, de acordo com Liane, é também uma oportunidade para os profissionais conhecerem e ajudarem a desenvolver o programa. “Necessariamente, precisamos da colaboração e envolvimento de cada um de vocês”, resumiu.

Hoje, conforme dados da Secretaria da Educação de Saudades, mais de 800 crianças são atendidas na rede municipal de ensino. Nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, serão envolvidos mais de 120 funcionários, que estarão engajados no programa.

O que é o Primeiros Passos?

O Programa “Primeiros Passos” tem o intuito de realizar o acompanhamento de gestantes, crianças do primeiro ano até o décimo ano de vida, qualificando e valorizando os profissionais responsáveis, com a finalidade de potencializar o conceito de formação humana e escola pública, através de uma ação integrada e articulada entre as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

O programa é desenvolvido tendo em vista a importância da saúde, educação e formação social, que estruturam-se nos primeiros anos de vida das pessoas, o acompanhamento integral, por parte da municipalidade, completa-se com o engajamento da família, participando diretamente nas ações propostas pelo governo.

Assim, serão desenvolvidas uma série de ações neste sentido, visando elevar as condições de saúde, de educação e também social.

O programa Primeiros Passos será lançado oficialmente no dia 05 de outubro, em Saudades. Na oportunidade, serão convidados os pais, crianças e profissionais envolvidos, onde durante todo o dia haverá uma programação especial, principalmente para as famílias contempladas no programa.