EC Beira Rio realiza encontro dos fundadores do clube

Aconteceu na noite de sábado (9), na linha Santa Catarina, em Saudades, o encontro dos fundadores do Esporte Clube Beira Rio, onde cada um recebeu uma medalha de reconhecimento.

O objetivo do encontro foi conhecer as pessoas que lutaram para que o clube fosse fundado, tornando o sonho uma realidade.  Antes da cerimônia, houve uma mensagem especial ao Dia das Mães, comemorado no domingo (10), e, após os discursos e homenagens, uma partida de futebol, entre Palmeiras e Beira Rio.

Estiveram presentes, Rogério Sehnem, representando a administração municipal de Saudades; Samuel Thiesen, presidente da Ceraçá e homenageado na noite; dirigentes da comunidade – presidente Norberto Schmitt; secretário Valdecir Kreutz, tesoureiro Clodomir da Costa, fiscal Cleiton Morschall.

O ministro da comunidade, Erno Schnnor, celebrou com todos os presentes a oração do Pai Nosso e, posteriormente, agradeceu aos fundadores e a atual direção, que adquiriram iluminação no campo de futebol, com ajuda de parceiros. “Queremos agradecer a todas as pessoas que, desde o início, colaboraram e incentivaram o esporte, em especial a diretoria e acima de tudo, o Senhor Jesus Cristo”, comentou Erno.

Olmiro Girardi, um dos fundadores do clube, enalteceu o trabalho de todos os fundadores, amigos e aos presentes que prestigiaram a festa de reencontro. “Fiquei muito feliz pelo convite, em rever os amigos e os companheiros, depois de tanto tempo, e fazer uma festa linda”, agradeceu Girardi.

Samuel Thiesen, presidente da Ceraçá, falou sobre as dificuldades enfrentadas no início. “Nos conhecemos há muitos anos, quando as estradas eram de difícil acesso, a linha Santa Catarina ficava longe da sede. Com os trabalhos realizados, hoje ficou muito mais fácil o acesso não só a esta comunidade, mas em todo o interior do município”, frisa Samuel.

Rogério Sehnem, que representou a administração municipal, enalteceu a colaboração do município de Saudades, apoiando o esporte local. “Em nome da administração, quando precisarem de ajuda, estaremos sempre dispostos a colaborar”, finaliza Rogério.

História do EC Beira Rio

O Esporte Clube Beiro Rio, da linha Santa Catarina, foi fundado em 11 de janeiro de 1981, há 34 anos, na escola municipal da comunidade, onde reuniram-se os moradores com o objetivo de fundar uma sociedade esportiva.

Quando fundado, era uma quadra de salão; mais tarde, foi conquistado um campo de futebol suíço, de chão batido: sua inauguração foi em 28 de abril de 1985.

Em meio à conquista, houve a perda de uma das lideranças do clube, onde veio a falecer antes mesmo da inauguração do campo suíço, o primeiro presidente, Elcidio Girardi, em 22 de janeiro de 1985. No dia 16 de agosto de 1992, o sonho saia do papel: foi inaugurado o campo de futebol, já com gramado.

Após, foi eleita a primeira diretoria do clube, onde foi definido o primeiro presidente, Elcidio Girardi (em memória); vice-presidente, Alfonso Assmann; primeiro secretário, Olmiro Girardi; segundo secretário, Sergio Henn; primeiro tesoureiro, Adelmo Kreutz; segundo tesoureiro, Roque Aloísio Kreutz; conselho fiscal da época, Valdir Bach, João Girardi, Ernesto Hinnig e Armando Kreutz. O primeiro treinador do clube foi Elcidio Girardi e os primeiros árbitros Antônio Fernandes dos Santos e Silvino Morschall.

Para a escolha do nome, foram realizadas algumas reuniões com os dirigentes do clube. Pelo fato da localização da escola e o centro da comunidade ficarem às margens do Rio Araçá, ficou decidido que o nome seria Esporte Clube Beira Rio.

Desde a fundação até 2015, passarem pelo clube 20 presidentes. O primeiro foi Elcidio Girardi, seguido por Sergio Henn, Alfonso Assmann, Carlos Kreutz, Danilo Pappen, Selvino Morschal, Arnaldo Kreutz, Luiz Kreutz, Cleo Henn, Hilário Woloff, Roque Kreutz, Nelson Kerbes, Erno Schnorr, Milton Kerbes, Rami Eckert, Eurides Agostini, Moacir Kreutz, Altair Wickert, Vanderlei Morschall, Cleiton Morschall, e o atual presidente do clube, Norberto Schimitt.