I Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite acontece na próxima semana

Será realizado na próxima quarta-feira (20) em Saudades, o I Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Epagri e com a Casa Familiar Rural.

O Seminário será realizado no Clube XV de Novembro, com abertura programada para às 08:45 horas, onde serão feitas as inscrições. Às 9:30 horas, haverá as alocuções das autoridades.

Das 10 às 11 horas, será realizada a palestra: Manejo Integrado de Pragas nas Pastagens, com o Engenheiro Agrônomo, Doutor em Entomologia e pesquisador da Epagri, Leandro do Prado Ribeiro. Das 11 às 12:15 horas, a palestra terá como tema: Análise Econômica e uso Estratégico de Alimentos Concentrados, com o Especialista e Engenheiro Agrônomo, coordenador Estadual do Programa de Pecuária da Epagri de Concórdia, Carlos Otávio Maldaner Fernandes.

À tarde, às 13:30 horas tem início a palestra: Doenças Reprodutivas em Bovinos, com o Médico Veterinário Átila Cado Soares, consultor técnico da Semex do Brasil; e às 15 horas, acontecerá a palestra: Acompanhamento Técnico e Gerencial da Atividade, com o extensionista rural Altair Gralow, da Epagri de Saudades.

Conforme o extensionista da Epagri, Altair Gralow, o seminário serve como uma motivação para as pessoas que trabalham na produção leiteira. “Consideramos que essa atividade é muito viável para a nossa região. Queremos também mostrar que o poder público está interessado em ajudar as pessoas que vivem no campo e, com isso, queremos trazer um dia de informações ligadas à área leiteira”, aduziu.

Para o Diretor da CFR, Alison Ivonei Hoss, este evento é importante para o município, já que a grande maioria das propriedades produz leite. “Nada mais justo do que o nosso município estar organizando um evento desse porte para que os agricultores venham, tirem suas dúvidas e recebam informações e para que possam aplicar nas suas propriedades”, destaca.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, a participação dos produtores de leite é muito importante. “Eu quero convidar a todos para participar, no dia 20, principalmente porque isso agregará muito para a atividade, no dia a dia. Conhecimento é uma coisa que se busca, se guarda e se aprende e tenho a certeza que uma vez se sabendo como lidar com a atividade, teremos mais lucro no resultado final”, disse.

As inscrições podem ser feitas na Epagri, no telefone (49) 3334-0218 ou 8821-9025; na Secretaria da Agricultura, no (49) 3334-0419 ou 8822-1514; e ainda na Casa Familiar Rural, pelo fone (49) 8804-6509. O almoço será gratuito, lembrando que os participantes devem trazer pratos e talheres.