CEI Trenzinho Alegre desenvolve projeto diferenciado

Desde muito cedo, a criança apresenta um grande interesse sobre a vida dos adultos e dos seus afazeres diários. Um exemplo disso, são as profissões que seus pais exercem. Desta forma, as crianças estão sempre representando, por meio de brincadeiras, as respectivas profissões, podendo ser de seus familiares ou até mesmo dos seus professores.

Em razão desse interesse, através do Projeto Ser, Conviver e Aprender, em sintonia com o Programa Primeiros Passos, o CEI Trenzinho Alegre dedicou-se ao estudo das profissões em família, tendo como objetivo mostrar às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidade das crianças com relação ao trabalho dos seus pais e os pais de seus colegas, a valorização e o respeito com todas as profissões.

Além disso, as tarefas e atividades serviram também para desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual das crianças.

Conforme as professoras do CEI, explorar esse tema, dentro do ambiente escolar, foi muito importante, pois possibilitou ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões, além de desenvolver, de maneira lúdica, atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.