Corpo de Bombeiros de Saudades realiza aula inaugural do CBAE

Foi realizada na noite de terça-feira (26), na Câmara de Vereadores de Saudades, a aula inaugural do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), promovido pelo Corpo de Bombeiros do município.

O curso teve 55 alunos matriculados, que estiveram presentes na solenidade. Ainda, estiveram prestigiando a aula inaugural, o prefeito Daniel Kothe, a presidente do legislativo Marilise Warmling, o Cabo BM e Comandante do Corpo de Bombeiros de Saudades Evandro Rios, o presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários Ademir Wickert, o vereador Osmundo Schuh, além de membros da diretoria da associação dos BC.

O CBAE terá duração de 40 horas/aula, sendo realizadas todas as terças e quintas-feiras, na sede social dos grupos Sêniors e Juventus, ao lado do quartel dos Bombeiros. Os instrutores serão os BM e BC de Saudades, já que todos possuem qualificação e preparação para tal função.

De acordo com o Cabo BM Rios, o Curso Básico de Atendimento e Emergência é um programa social comunitário do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, sendo que, se a pessoa deseja ser um Bombeiro Comunitário, precisa passar pelo CBAE e, após, pelo Curso Avançado de Atendimento a Emergência (CAAE). “Neste curso inicial, serão abordadas noções de primeiros socorros, noções de combate a incêndios, sistemas preventivos, noções de percepção e gestão de riscos e atuação inicial em acidentes”, explica.

Conforme o Comandante dos BM de Saudades há a expectativa para ainda este ano iniciar um curso avançado no município. “Para que isso ocorra, os alunos que estão realizando o CBAE devem ter a média mínima neste curso e realizar a inscrição para o CAAE”, completa Rios.

Para o prefeito Daniel Kothe, este curso é importante para preparar as pessoas para fazerem atendimentos de emergência e, principalmente, cuidar da parte da prevenção. “Nós sabemos que os trabalhadores que estão nas empresas e até mesmo os agricultores estão sujeitos, a qualquer tempo, em sofrer acidentes de trabalho, porque lidam com energia elétrica, máquinas e equipamentos cortantes, que trazem algum tipo de risco à saúde e integridade das pessoas”, disse.

Kothe frisa ainda que, com o conhecimento das ações de prevenção e primeiros socorros, as pessoas estão mais aptas a lidar com situações emergenciais. “Acredito que isso é uma expectativa de boa parte das empresas saudadenses e temos a certeza que mais pessoas vão participar dos próximos cursos. Com certeza, o trabalho dos Bombeiros Militares e Comunitários, vai trazer bons frutos para a nossa comunidade”, conclui o prefeito.