2 anos de governo: Titular da pasta da Assistência Social Giley Veiga, fecha rodada de entrevistas com secretários

Fechando o cronograma de entrevistas com os secretários do município de Saudades, a responsável pela pasta da Assistência Social, Giley Veiga, fez um resumo das atividades frente à secretaria, nos dois primeiros anos de governo.

De acordo com ela, ao iniciar as atividades, buscou-se agilizar a estruturação da Secretaria de Assistência Social, uma vez que fazia-se necessário separar os serviços e programas da gestão, ou seja, criar uma estrutura separada para a gestão e para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

“Isso se fez necessário a partir da implementação do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, para que o nosso município continuasse a receber incentivos e recursos federais e estaduais”, destaca Giley.

Para tanto, foi necessária a contratação de mais profissionais, aumentado a equipe disponível para atender as pessoas. “Hoje, a Secretaria, o CRAS e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, contam com uma equipe de 13 profissionais diretos e 3 indiretos. Além de aumentar a estrutura física e de colaboradores, através do governo do estado, recebemos mais um veículo para uso da Assistência Social”, pondera a Secretária.

A partir dessa nova estrutura, os serviços e programas foram distribuídos conforme orientação do SUAS. No CRAS, o foco de trabalho são as questões de prevenção, onde faz-se um atendimento diferenciado, com o trabalho em grupos, como o PAIF e o SCFV, que tem como objetivo o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, através da orientação e promoção dos indivíduos e suas famílias.

“A ideia é fortalecer a família e promover sua integração na comunidade, através do diálogo e prevenção aos riscos sociais. Isso é feito a partir do desenvolvimento do protagonismo e autonomia das famílias”, explica Giley.

No SCFV, hoje, são atendidas cerca de 70 crianças, dos seis aos quinze anos, vinculados a partir do Programa Primeiros Passos. São desenvolvidas atividades lúdicas, educativas, esportivas, de lazer, cultura, inclusão digital, acesso à cidadania e inclusão social. “Na Secretaria, o trabalho é mais voltado à questão das políticas municipais de assistência social, tendo também o atendimento a situações que chamamos de alta complexidade”, esclarece a Secretária.

Na Secretaria, também é conduzido o Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que faz a transferência de renda, mediante algumas condicionalidades, beneficiando as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Também em programas a nível federal, a Secretaria coordena os cursos do Pronatec, que já formou mais de 200 alunos no município.

Com os grupos da terceira idade, que hoje contam com cerca de 900 participantes, divididos em 21 grupos, é realizado um trabalho de acompanhamento, com palestras educativas e informativas, realização de atividades físicas e fornecimento de lanches para os encontros. “Incentivamos e participamos, anualmente, dos Jogos Abertos da Terceira Idade, os JASTI, que acontecem nas fases municipal, regional e estadual”, resume Giley.

Neste ano, a Secretaria de Assistência Social, junto com a Administração Municipal, realizarão o Encontro Municipal dos Idosos. “Queremos aproveitar e convidar a todos os idosos do nosso município para participarem do Encontrão Municipal, em homenagem ao Dia do Idoso, que acontecerá na terça-feira, dia 10 de novembro, no Módulo Esportivo, onde com certeza será um dia festivo, de confraternização e muita alegria”, conclui a Secretária Giley Veiga.