Realizada a 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Foi realizada na quarta-feira (03), no Centro de Convivência dos Idosos da sede, em Saudades, a 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com a participação do município de Cunhataí.

Estiveram presentes no evento, representando Saudades: o prefeito Daniel Kothe e a primeira-dama e presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) Liane Kothe, a Secretária de Assistência Social Giley Veiga e a presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling. De Cunhataí, estiveram presentes: o prefeito Marcos Theisen e primeira-dama Silvani Theisen, a Secretária de Assistência Social Darli Breuning e a senhora Leni Maria Assmann, representando o CMI.

A palestra da tarde foi conduzida pela Assistente Social Roselaine Camatti, que tratou sobre o tema “O protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades”, tendo como foco: gestão, programas, projetos e ações; financiamento; participação; e sistema de garantia de direitos humanos.

Para a Secretária de Assistência Social Giley Veiga, este é um momento para pensar ações, programas e serviços com base nas novas demandas apresentadas no município. “Hoje, em Saudades, temos 21 grupos constituídos, onde em torno de 900 idosos participam. Sabemos também que, cada vez mais, essa população deve aumentar. E nada mais justo do que pensar em programas e projetos para atender a essa demanda”, pondera.

A presidente da Câmara de Vereadores, Marilise Warmling, que esteve representando o legislativo municipal, destacou da importância do momento. “Esta é uma faixa etária com a qual eu me identifico muito e sempre gostei de trabalhar. Por isso, gosto muito de estar trazendo a minha colaboração. Este momento é uma oportunidade para repensar o que já foi conquistado pelos idosos e também estar fazendo uma projeção do que se quer para o idoso a partir daqui, para os próximos anos”, disse.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, esta é mais uma conferência realizada em parceria com o município de Cunhataí; para o ano, outras estão previstas. “Este é um momento para conferir se os direitos das pessoas usuárias dos diferentes sistemas estão sendo cumpridos”, ressaltou.

Sobre a conferência do idosos, Daniel disse das conquistas dos últimos anos. “Em anos idos, existiam muitas dificuldades por parte da população idosa. Acredito que avançamos muito e uma sociedade de direito se constrói assim, quando se fazem as conferências para debater sobre as atualidades do dia a dia e com a participação das pessoas usuárias das políticas da terceira idade”, completou.

A primeira-dama e presidente do CMI, Liane Kothe, ressaltou também os avanços em políticas sociais nos últimos anos. “Sempre refletimos que a situação do idoso nos dias de hoje é bem melhor do que no passado. A aposentadoria é um bom exemplo, pois garante avanços na vida dos idosos. Hoje, com as várias políticas públicas e ações em que os idosos estão inseridos, a vida dessas pessoas melhorou consideravelmente, mas não significa que temos que deixar de discutir o que mais pode avançar”, concluiu.