Mais nove comunidades são contempladas com recursos do OP

Foi realizada na segunda-feira (08), na Câmara de Vereadores de Saudades, a assinatura dos nove últimos convênios do Orçamento Participativo para este ano. Só em 2014, foram mais de R$ 125 mil descentralizados a 25 comunidades do município.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), a presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, vereadores Alécio Jahnke, Everson Jandrei Weber, Osmundo Schuh e Vilmo Höhn; secretários José Ricardo Ternus (Saúde), Giley Veiga (Social), Zeli Stein (Educação) e Rogério Sehnem (Administração), além dos representantes das comunidades contempladas.

Na oportunidade, as comunidades das Linhas Alto Maipú, Santa Terezinha, Jaboticaba, Nossa Senhora Aparecida, Alto Solteiro, Araçá, Cruzeiro, Jacutinga Alta e Araçazinho assinaram os convênios para repasse de recursos do OP para este ano.

Conforme a senhora Renita Maria Ely, da Linha Araçá, que falou em nome das demais lideranças, o Orçamento Participativo é uma iniciativa que tem suma importância para as comunidades. “É um recurso que sempre vem bem. Todas as comunidades sempre têm onde investir isso e ficamos muito gratos por esta contribuição que estão dando para as comunidades”, destaca.

A presidente da Câmara de Vereadores, Marilise Warmling, enalteceu que a casa legislativa avaliza o OP. “A avaliação que fazemos é muito positiva, pois, quando vamos às comunidades hoje, é visível que o recurso está sendo bem aplicado em cada uma delas. É um recurso público que é para todos e vem para o bem de todos”, frisou.

De acordo com o vice-prefeito Sadan, esta é uma forma de o poder público colaborar com as comunidades. “Isso traz a comunidade para dialogar com o poder público sobre os problemas existentes. Esse programa, além de incentivar as melhorias, também visa o diálogo entre as entidades na própria comunidade, e isso faz com que as comunidades se unam cada vez mais”, afirma.

Para o prefeito Daniel Kothe, o OP é um projeto que traz ações durante todo o ano. “Temos esta opção de fazer o OP com as comunidades, pois este é o espaço onde o povo se encontra. Se queremos ter uma sociedade com pessoas felizes, é preciso que valorizemos os espaços onde elas se encontram”, aduziu.

Kothe afirma ainda que, para o próximo ano, o OP prosseguirá, com algumas mudanças exigidas pela nova legislação que trata dos convênios. “Em julho e agosto deveremos fazer novamente as reuniões comunitárias, tendo em vista a nova legislação, sempre procurando melhorar ainda mais o programa”, conclui o prefeito.