Reunião com ACS discute realização da Conferência Municipal da Saúde

Na quarta-feira (10), foi realizada na Câmara de Vereadores de Saudades, mais uma reunião mensal com os Agentes Comunitários de Saúde do município. Estiveram também presentes, o Secretário José Ricardo Ternus e as enfermeiras Fabiane Lasch e Liamara Hoffmann.

De acordo com o Secretário Zé Ricardo, além dos assuntos em pauta, o foco do encontro foi o planejamento para realização da Conferência Municipal da Saúde, que está prevista para acontecer no dia 03 de julho, no Clube XV de Novembro, a partir das 13 horas.

“As agentes de saúde, como todos sabem, são o elo de comunicação entre a secretaria e as famílias e vamos contar com a ajuda dos agentes para inscrever os delegados e fazer o convite para que as pessoas participem”, afirma Zé Ricardo.

O Secretário esclarece ainda que o encontro servirá para discutir a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, começando pelo município. Além a conferência municipal, serão também realizados debates em nível estadual e nacional. “Acredito que o SUS tenha avançado nos últimos anos de uma forma extraordinária, mas é necessário ainda debatermos o que pode ser melhorado, de forma gradativa”, elucida.

Esta será a 6ª conferência municipal. “É desta forma que entendemos a saúde pública, com a participação da comunidade. Estamos fazendo as reuniões da saúde na comunidade desde 2013 e é importante que as pessoas venham, participem e sugiram. A conferência é uma instância especial, e acho que este é o momento para envolvermos, além do Conselho Municipal da Saúde, todas as entidades e comunidades para que as pessoas tenham oportunidade de apresentar suas sugestões para o SUS melhorar cada vez mais o atendimento à população”, finaliza Zé Ricardo.