29 de agosto, dia nacional de combate ao fumo

Os pneumologistas afirmam que os males do fumo passivo causam severos prejuízos à saúde. A fumaça do cigarro libera a adrenalina e o cortisol, hormônios causadores do estresse ao fumante passivo, aquele que aspira o ar poluído pelo cigarro.

Evitar restaurantes, boates ou locais fechados, frequentados por fumantes, não é suficiente. O importante é coibir o cigarro também no trabalho e em casa. As substâncias tóxicas de apenas um cigarro aceso já poluem ambientes fechados. No final de um dia, aqueles que convivem 80% do tempo com fumantes podem ter respirado o equivalente a dez cigarros.

Depois de passar pelo filtro do cigarro, a fumaça, pode poluir o ar, em média, com três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça inalada pelo próprio fumante. E os chamados fumantes passivos são os que mais sofrem, podendo adquirir asma, otite, alergias, sinusite, faringite, bronquite e dor de cabeça, entre outras doenças como as arteriais, as cardíacas, o câncer de pulmão e de garganta.

Muitas pessoas fumam na varanda, na janela, ou nos corredores dos prédios acreditando que estão evitando o mal aos filhos pequenos. Mas os pediatras afirmam que as substâncias químicas são muito abrangentes, mesmo que o cheiro do cigarro não seja sentido.

Crianças e idosos, que convivem com pessoas fumantes, ficam com o sistema imunológico debilitado e correm o risco de sofrerem problemas respiratórios graves pelo resto da vida.

As substâncias químicas do cigarro são absorvidas pela placenta e prejudicam o desenvolvimento do feto. Daí ser necessário que as gestantes evitem ambientes onde haja fumantes, para evitar que seus bebês nasçam com baixa imunidade e muito abaixo do peso.

Pais e mães fumantes expõem seus filhos a um risco cinco vezes maior de padecerem de doenças pulmonares e também de virem a sofrer de morte súbita. Não fume e não permita que fumem em lugares públicos! Respeite a vida!

Conforme a enfermeira Fabiane Carla Lasch, “no município de Saudades, possuímos o Serviço de Tratamento ao Tabagista. Se você quer cuidar da sua saúde, procure o setor de enfermagem e faça a sua inscrição, para parar de fumar”, explica.

 

A campanha  deste  ano  tem  como  objetivo  principal  divulgar  informações  e sensibilizar a população acerca dos malefícios do uso do narguilé. Assim, a população poderá identificar que, como qualquer outro produto derivado do tabaco:

1) O narguilé  causa dependência e, muitas vezes, é a porta de entrada para o uso regular de outros produtos de tabaco, como o cigarro;

2) O uso do narguilé possibilita a exposição a doses suficientes de nicotina que causam dependência;

3) Uma sessão de uso de narguilé equivale a fumar 100 cigarros;

4)  O  uso  de  narguilé  foi  significativamente  associado  com  o  desenvolvimento do  câncer  de  pulmão,  doenças  respiratórias,  doença periodontal  e  com o  baixo  peso ao nascer;

5)  O  uso  de  narguilé,  após  45  minutos  de  sessão,  acarreta  elevação  das concentrações  plasmáticas  de  nicotina,  de  monóxido de  carbono  expirado  e  dos batimentos  cardíacos.  Ocorre também  maior  exposição  a  metais  pesados,  altamente tóxicos  e  de  difícil  eliminação,  como  o  cádmio.  A  longo  prazo,  seu  consumo pode  causar  câncer  de  pulmão,  boca  e  bexiga,  aterosclerose  e doença coronariana; 

6) Os riscos do uso do narguilé não estão somente relacionado ao tabaco, mas também  a  doenças  infecto-contagiosas: o  hábito  de compartilhar  o  bucal  entre  os usuários  pode  resultar  na  transmissão  de  doenças  como  herpes,  hepatite  c  e tuberculose.

7)  É  muito  comum  o  uso  do  narguilé  adicionado  de  aromatizantes  e flavorizantes,  que  torna  o  produto  mais  palatável,  fornecendo  um sabor  agradável  durante  as  sessões  de  fumo.  Os sabores à base de frutas e os mentolados são os preferidos entre os jovens. Essa é uma estratégia que a indústria do tabaco utiliza para que os jovens possam começar a fumar.