Saudades participa da IV Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa

O município de Saudades esteve participando, nesta quinta-feira (11), na cidade de Maravilha, da IV Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores, e teve a participação dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) e das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR’s) de Maravilha e Palmitos.

O Vale da Hospitalidade foi representado pela Secretária de Assistência Social Giley Veiga, pela presidente da Câmara de Vereadores e representante do poder público Marilise Warmling e pelos representantes da sociedade civil: Arno Affonso Schwendler, Ivo Eichler e Ohilda Cecília Hübner.

O encontro teve a palestra “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”, com Roselaine Klaus Camatti, Assistente Social, Pós-Graduada em Atendimento Integral à Família e Mestranda em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais.

Após, foram realizados debates, apresentação cultural, trabalhos em grupos por eixos temáticos, apresentação e aprovação das propostas em plenária, eleição dos delegados para a conferência estadual dos direitos da pessoa idosa e encerramento.

Conforme Marilise Warmling, o encontro teve importantes debates sobre as políticas públicas voltadas aos idosos. “Foram feitos encaminhamentos que serão levados à conferência estadual e posteriormente à federal. Mais uma vez, estivemos dando nossa contribuição em nome do poder legislativo e do poder público, como apoio à terceira idade”, destaca.

A presidente da casa legislativa afirma que é importante que as pessoas idosas mantenham-se atuantes na sociedade. “Isso é o que buscamos desde os anos anteriores. Os idosos não querem mais ser passivos. Eles são pessoas ativas, estão dentro das comunidades, participam e são pessoas que têm que ter um olhar especial por tudo que já contribuíram e já fizeram pela nossa sociedade e comunidade”, completa Marilise.

A Secretária Giley, que junto com a vereadora Marilise e o representante da sociedade civil Arno Schwendler estarão participando da conferência estadual, em Florianópolis, também falou da importância do debate, onde os idosos participam ativamente das atividades. “Com certeza, as propostas elencadas na conferência vão estar ajudando para trabalharmos programas e serviços públicos para a área do idoso no nosso município”, conclui.