Membros do Conselho Municipal de Assistência Social são empossados

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), na sala de reuniões da prefeitura de Saudades, a nomeação dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social. Além dos conselheiros, estiveram presentes a equipe da Secretaria de Assistência Social e do Cras.

Conforme a Secretária Giley Veiga, as reuniões com o Conselho são realizadas mensalmente. O mandato desses novos conselheiros vai até maio de 2017. “Hoje, o conselho é um instrumento muito importante, dentro das políticas públicas, porque ele tem o papel fundamental de estar assessorando e fiscalizando, para que realmente os serviços e programas sejam executados conforme o que estipula a lei”, resume.

O CMAS ficou assim composto: representantes da esfera governamental – Giley Veiga e Leila Inês Niederle (Assistência Social); Maitê Stein e Eliamar Corradi (Educação); Jacinto Kreutz e Jones Mohr (Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento econômico); Claci Kollet e Juliana de Oliveira (Fazenda e Administração); Solani Kappaun e Marina Lunardi (Saúde); representantes da esfera não-governamental – Plácido Saling e Araci Franz (Usuários ou organizações de usuários da assistência social/idosos); Ohilda Hübner e Cláudio Hübner (Usuários ou organizações de usuários da assistência social SCFV/Idosos); Sueli Kunz e Raquel Dalcero (Entidades de Trabalhadores do Setor/Cras); Givanilda Pereira e Janice Simon Frasnelli (Usuários ou organizações de usuários da assistência social SCFV/Beneficiários do Bolsa Família); Natalina Badziak e Marcelo Wiebbelling (Usuários ou organizações de usuários da assistência social SCFV/06 a 15 anos).

Falando do processo seletivo que vai escolher os novos conselheiros tutelares, a Secretária Giley se mostrou satisfeita com o número de inscrições, tendo 19 candidatos. “Eles terão que passar por uma prova de conhecimento e, posteriormente, no dia 04 de outubro, será realizada a eleição direta, onde todos os munícipes saudadenses em dia com a justiça eleitoral poderão estar votando em até cinco conselheiros”, esclarece. A eleição será unificada e realizada em todos os municípios do país.