Encontro de formação para novos agentes comunitários de saúde é realizado em Saudades

Aconteceu na segunda-feira (09), na sede da Assepumu, em Saudades, o encontro de formação para contratação dos novos agentes comunitários de saúde no município. A abertura aconteceu pela manhã, com a presença do prefeito em exercício Osmar Prestes (Sadan), presidente da Câmara de Vereadores, Everson Jandrei Weber, Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, enfermeiras e 23 agentes comunitárias.

De acordo com o secretário José Ricardo, o encontro objetiva a formação das novas agentes que foram aprovadas no concurso, além de repassar mais conhecimentos às agentes que já atuam. “Ao todo, quinze dessas agentes passaram pelo concurso. As outras oito, que têm contrato precário, farão teste seletivo com data ainda a ser definida”, explica.

Ainda conforme Zé Ricardo, a principal função das agentes de saúde é fazer a ligação entre as famílias e a Secretaria da Saúde. “Um dos nossos grandes desafios é que, a partir da implantação da 3ª ESF [Estratégia de Saúde da Família], cada família tenha o seu médico”, argumenta.

Durante o dia todo, as agentes receberam treinamento, visando obter subsídios para o trabalho que irão realizar, como preenchimento de boletins de atendimento, função dos agentes comunitários de saúde, além de um palestra com a advogada Juliana de Oliveira, que abordou questões jurídicas acerca da profissão.

É importante ressaltar que os agentes comunitários de saúde têm um trabalho com carga horária de 40 horas semanais. “Estamos muito contentes, pois é um batalhão de gente e queremos que a saúde pública, com isso, melhore, progrida”, conclui Zé Ricardo.