Quadra Poliesportiva da EMEF Saudades é inaugurada

Com a presença de centenas de pais, alunos e professores, foi realizada no sábado (27), a inauguração da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de Saudades. A cerimônia teve início às 13:30 horas.

Entre as autoridades, fizeram-se presentes o prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan) e esposa Zenaide, a presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, o Deputado Federal Pedro Uczai, o Deputado Estadual Dirceu Dresch, a Secretária da Educação Zeli Stein, a Diretora da Educação Eliamar Corradi, Coordenadora da Educação Infantil Maitê Stein, a Diretora da EMEF Claudete Jahnel, os secretários Jacinto Kreutz (Agricultura), Rogério Sehnem (Administração), Alexandre Schuh (Assessor de Planejamento), Giley Veiga (Social), Flávio Hübner (Infraestrutura), Diretor de Obras e Serviços Urbanos, Arno Kirch, Diretor do Samae João Brancher, vereadores Alécio Jahnke, Clério Antônio dos Santos, Elói Schwerz, Nestor Hickmann, Osmundo Schuh e Vilmo Höhn, além de demais colaboradores da administração municipal, autoridades e professores da EMEF.

A obra teve início no ano de 2014, e contou com recursos na ordem de R$ 491.392,22, destinados através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC), intermediados pelo Deputado Federal Pedro Uczai e pelo Deputado Estadual Dirceu Dresch. A obra faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.

De acordo com a Diretora da EMEF, Claudete Jahnel, que falou em nome dos professores a alunos, para a escola, este é o momento da realização de um sonho. “Queremos agradecer ao Governo Federal, em especial ao Deputado Pedro, que foi o articulador deste projeto e a todos que se empenharam para que esta obra fosse inaugurada. Este é um sonho muito antigo da nossa escola, de ter esta quadra coberta, e que hoje, é uma realidade. Isso com certeza facilitará o trabalho dos nossos professores”, disse.

A Secretária de Educação Zeli Stein, disse que este é o início de uma série de inaugurações de diversas obras, fruto do esforço coletivo da atual administração e de toda a equipe. “Vamos colher os frutos de um trabalho de equipe e do esforço de nossos representantes. Daqui a pouco, será inaugurada a Escola Nova, com 12 salas, que também será um importante espaço para as atividades educacionais. Parabéns a todos, aos professores e às crianças, que vão poder usufruir desta obra”, frisou.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, Marilise Warmling, este é um momento importante para a comunidade escolar e para todos os munícipes saudadenses. “Queremos parabenizar a toda equipe da administração pelo empenho na busca de recursos. Sem ter bons projetos, os recursos não vêm para o município. Em nome da câmara, trazemos o nosso reconhecimento e apoio às ações em prol dos munícipes”, aduziu.

Também o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), em suas considerações, falou da importância da obra. “Sempre tivemos como objetivo fazer uma administração com muito empenho. Isso é uma obrigação nossa, como gestores públicos, de fazer o melhor pela coletividade. Isso só é possível com parcerias, como as dos deputados Pedro e Dirceu. Graças a Deus, estamos tendo a graça de concretizar os sonhos de tantas coisas boas para Saudades. Por estas obras que estão sendo feitas no município, podemos dizer, sem dúvidas, que temos uma das melhores educações do Brasil. Isso é com certeza algo que nossos munícipes merecem”, falou.

Para o Deputado Estadual Dirceu Dresch, tantas obras são frutos de um trabalho comprometido. “É bom ver lideranças que assumem de fato o compromisso em melhorar a vida da população. É a política que faz as transformações do nosso estado, do nosso país e do nosso município e aqui está um exemplo disso. Se não fosse através das decisões políticas, isto aqui não existiria. Parabéns a toda comunidade saudadense e temos certeza que mais obras serão concluídas”, frisou.

Em sua explanação, o Deputado Federal Pedro Uczai disse da importância do estudo para o futuro do país. “O estudo é a melhor herança que podemos deixar para nossos filhos. E é importante lembramos que está em construção, aqui no município, a Escola Nova, que dará melhores condições às crianças para estudarem. Nós apoiamos todos estes projetos e queremos destacar o empenho do prefeito Daniel, que está sempre nos cobrando, para que Saudades tenha cada vez mais obras e serviços. Parabéns ao povo de Saudades, que tem o Daniel e o Sadan à frente da administração, e a toda a equipe, que têm o mérito desta conquista, buscando sempre o melhor para o município”, explanou o Uczai.

Para o prefeito Daniel Kothe, esta obra é fruto do empenho da equipe da administração e da parceria dos parlamentares. “Quando formulamos o Programa Primeiros Passos, um dos grandes desafios da educação, era justamente a infraestrutura. E quando lançamos o programa, em 2013, falamos que iríamos garantir as vagas, atender a todas as pessoas, mesmo que fosse com espaços alugados. O segundo passo foi buscar as parcerias com o Governo Federal, para montar as estruturas e dar conta do que nos propusemos”, falou.

Ainda de acordo com Kothe, esta inauguração é a primeira etapa de uma série de obras que estão em andamento no município. “Nesta nova era, a educação é um desafio enorme. E nós, como gestores, não podemos furtar o tempo destas crianças. Temos que ser muito sérios com o dinheiro público e estabelecer prioridades. E para mim, a grande prioridade é o tema da educação, pois fizemos grandes revoluções neste país, feitas com base na educação. Temos que construir estes processos juntos, pois as mudanças vão acontecer a partir da iniciativa de cada um de nós. Hoje, estou especialmente feliz, por poder entregar este espaço às crianças e professores. Parabéns a toda comunidade escolar e tenham certeza que mais conquistas virão em breve”, concluiu o chefe do executivo saudadense.